Em celebração global, líderes da ONU e CPLP exaltam influência do português

Comemoração virtual marca Dia Mundial da Língua Portuguesa nesta terça-feira (5). Em mensagem em vídeo, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que idioma está em constante crescimento. A chefe da UNESCO destacou que a língua portuguesa é conhecida pela criatividade, música, literatura, patrimônio, ciência, inovação, tecnologia e solidariedade.

Os líderes das Nações Unidas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) destacaram neste 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a relevância do idioma em uma realidade marcada pela globalização.

“Um mundo numa língua” foi o tema da celebração online, que aconteceu um ano após a proclamação da data pela UNESCO. O Dia Mundial da Língua Portuguesa conta ainda com apresentações de celebridades do mundo lusófono – como músicos, escritores, desportistas, cientistas, artistas e outras figuras desses países.

Concentrando o olhar no futuro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que pontes devem continuar sendo moldadas pelas nações lusófonas com base em valores como solidariedade, multilateralismo e diversidade.

“Ela própria uma afirmação de diversidade, a língua portuguesa vai se construindo no dia a dia de vários povos de todos os continentes, num constante enriquecimento da sua multiculturalidade. Assumindo um papel fundamental na mobilização de conhecimento, com uma presença cada vez mais visível em várias facetas culturais, adicionando valor nas dinâmicas globais da economia, da ciência e das parcerias internacionais, o português é, efetivamente, uma língua de comunicação global. Ecoando a voz do mar e atravessando todos os oceanos, esta língua se projeta para o mundo a partir da CPLP”, destacou.

Na mensagem, Guterres afirmou estar honrado por ter sido um dos fundadores da CPLP, que para ele “se tem aprofundado e fortalecido”. Ele destacou ainda o interesse de um número cada vez maior de observadores em se associar ao bloco, que completou 24 anos.

Em mensagem, de Lisboa, o secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, declarou que o atual momento de crise pelas incertezas devido à pandemia da COVID-19 tem impacto na língua portuguesa. Autoridades de Portugal e Cabo Verde também gravaram mensagens (acesse aqui e aqui).

Foi em português que a diretora-geral da UNESCO abriu e fechou a sua mensagem ao evento por ocasião da data. Audrey Azoulay lembrou que a celebração ocorre em tempos de pandemia.

A chefe da UNESCO destacou que, ainda assim, dentro da agência que lidera a língua portuguesa é conhecida pela criatividade, música, literatura, patrimônio, ciência, inovação, tecnologia, solidariedade, mar e oceanos.

No Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, UNODC lança site em português

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma videoconferência com participantes e oradores de diversos países lusófonos.

A ação tem como objetivo divulgar o site e as principais publicações em língua portuguesa da Iniciativa Educação para Justiça, do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha.

No Brasil, o UNODC implementa o programa Educação para a Justiça (ou E4J), que busca prevenir o crime e promover uma cultura de legalidade, por meio de atividades educacionais destinadas aos níveis primário, secundário e terciário.

Essas atividades ajudam os educadores a ensinar a próxima geração a compreender e a enfrentar melhor os problemas que podem minar o Estado de Direito e incentivar os alunos a se engajarem ativamente em suas comunidades e futuras profissões.

Além disso, o UNODC tem implementado diversas atividades, como o lançamento em  conjunto com a UNESCO, do Guia de Políticas Públicas para promover o Estado de Direito pela educação,  além do jogo de tabuleiro “Purposyum: Desafios da Justiça”, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que visa a estimular o planejamento e a cooperação estratégica entre jovens para encontrar soluções de superação aos mais complexos problemas relacionados à Justiça.

Desde 2018 o UNODC segue engajado no fortalecimento dos Modelos das Nações Unidas (MUNs), por meio da tradução e adaptação do Guia de Recursos do UNODC para MUNs, da promoção de rodadas de capacitação para alunos e professores em todas as regiões do país e da realização do primeiro MUN virtual no país, já neste mês de maio.

Para esse primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, o UNODC contará com a presença online de até 250 participantes e oradores de países lusófonos.

Para conhecer a lista dos oradores, clique aqui. Faça fazer sua inscrição, envie uma mensagem de e-mail para: E4J@UN.ORG informando seu nome, endereço de e-mail e país de origem.