Em Brasília, ONU promove debate sobre parcerias entre Mercosul e União Europeia para cumprir Acordo de Paris

Especialistas, representantes de governos e de organismos internacionais se reúnem amanhã (16) na Casa da ONU em Brasília para debater possíveis parcerias entre o MERCOSUL e a União Europeia tendo em vista o cumprimento do Acordo de Paris.

Evento aberto ao público discute como as incertezas causadas pelo Brexit e pela decisão do presidente norte-americano Donald Trump de retirar os Estados Unidos do tratado global afetam os diálogos sobre um eventual acordo de livre comércio entre Europa e América do Sul.

Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

Especialistas, representantes de governos e de organismos internacionais se reúnem amanhã (16) na Casa da ONU em Brasília para debater possíveis parcerias entre o MERCOSUL e a União Europeia tendo em vista o cumprimento do Acordo de Paris. Evento discute como as incertezas causadas pelo Brexit e pela decisão do presidente norte-americano Donald Trump de retirar os Estados Unidos do tratado global afetam os diálogos sobre um eventual acordo de livre comércio entre Europa e América do Sul.

Entre as pautas dos debates, estão também os desafios para fornecer comida e energia para a população, em um cenário futuro marcado pelo recrudescimento das mudanças climáticas. Nesta terça-feira (15), os responsáveis pelo encontro promoveram um workshop a portas fechadas para os especialistas participantes. Amanhã, encontro será aberto ao público. Saiba como participar e acesse a programação completa do evento clicando aqui.

As discussões realizadas nas Nações Unidas são fruto de uma parceria entre o Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA), da Fundação Konrad Adenauer (KAS), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Instituto de Pesquisa em Meio Ambiente, Segurança Energética e Desenvolvimento Sustentável (AMENDS), a ONU Meio Ambiente e a União Europeia.

Diálogos sobre clima

O evento na Casa da ONU é o primeiro da série Diálogos sobre Mudanças do Clima, que promoverá mais três reuniões com a participação do Sistema das Nações Unidas.

Para Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, “encontros como esse criam um espaço fértil de diálogo com diferentes autoridades nacionais e principais partes interessadas e vêm para promover a conexão entre as agências, fundos e programas com governos locais, governo federal e sociedade civil e, assim, traduzir compromissos em ações”.

Para mais informações e entrevistas, por favor contate:
Flora Pereira, ONU Meio Ambiente, comunicacao@pnuma.org