Eleição de novo Presidente da Somália encerra oito anos de transição política, afirma Ban Ki-moon

Hassan Sheikh Mohamud foi escolhido Presidente da República da Somália na segunda-feira, após uma votação que envolveu dois turnos no Novo Parlamento Federal.

Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Somália, Augustine P. Mahida, cumprimenta o novo Presidente eleito para Somália, Hassan Sheik Mohamud. (UNPOS)O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, saudou ontem (11) a escolha de um novo Presidente para a Somália, a etapa final do processo de transição política na nação do leste africano dilacerada pela guerra.

“A escolha do novo Presidente traz um fim à transição política de oito anos. O Secretário-Geral felicita o novo Parlamento Federal e seu Orador pela realização pacífica e ordeira do processo”, disse o Porta-Voz de Ban Ki-moon em um comunicado.

Ele acrescentou que o Secretário-Geral aguarda com expectativa a reunião de alto nível a ser realizada na Somália em data próxima à Assembleia Geral, no final deste mês, momento considerado por Ban propício para a nova liderança da Somália consolidar a parceria com a comunidade internacional.

Hassan Sheikh Mohamud foi selecionado como Presidente da República Federal da Somália na segunda-feira, após uma votação que envolveu dois turnos no Novo Parlamento Federal na capital, Mogadíscio.

“O Secretário-Geral incentiva o novo presidente a se mover rapidamente na nomeação de um inclusivo e responsável Governo, que possa começar o trabalho de construção da paz no país”, completou.

Décadas de conflito

Após décadas de guerra, a Somália vem passando por um processo de paz e reconciliação nacional, com o governo de transição chegando ao fim com a escolha de um presidente.

Durante vários anos, até o ano passado, a maior parte de Mogadíscio era dividida entre soldados da Al Shabaab e tropas do governo, com este último apoiado pelas forças da ONU. Deslocados pelos combates e pela seca no resto do país, cerca de 184.000 pessoas buscaram ajuda humanitária na cidade.