Educação para o desenvolvimento sustentável é tema de evento em São Paulo

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A UNESCO no Brasil e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo uniram-se para a realização de evento sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS). Na ocasião, a Secretaria de Educação apresenta o projeto de EDS no novo currículo da rede municipal de ensino da capital paulista e que deve ser implantado no ano que vem.

O evento de lançamento da iniciativa acontece na terça-feira (15), às 15h30, no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, São Paulo, SP). A programação começa com a apresentação da publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): objetivos de aprendizagem e da série de vídeos ODS para Crianças.

A educação é transversal e essencial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Foto: Govba/Carol Garcia

A educação é transversal e essencial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Foto: Govba/Carol Garcia

A educação é transversal e essencial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, conjunto de metas que os Estados-membros das Nações Unidas se comprometeram a cumprir até 2030. Partindo dessa premissa, a UNESCO no Brasil e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo se juntam para a realização de evento sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS). Na ocasião, a Secretaria de Educação apresenta o projeto de EDS no novo currículo da rede municipal de ensino de São Paulo, que deve ser implantado no próximo ano.

O evento de lançamento da iniciativa acontece na terça-feira (15), às 15h30, no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, São Paulo, SP). A programação começa com a apresentação da publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem e da série de vídeos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças.

A publicação é uma tradução de edição produzida pela UNESCO como material de apoio para os professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para profissionais do ensino sobre o uso da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na aprendizagem sobre os ODS e, consequentemente, contribuir para a sua realização. Já a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Crianças é composta por oito vídeos sobre nove dos 17 ODS e visa a sensibilizar crianças entre 7 e 11 anos e a comunidade escolar sobre a importância da EDS. Os vídeos foram desenvolvidos pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Na sequência, será lançada a versão em português do Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática, fruto de parceria entre governo brasileiro, UNESCO no Brasil e UN CC:Learn, projeto que envolve mais de 35 agências das Nações Unidas e oferece cursos online sobre mudança climática. O curso é gratuito e fornece informações claras, concisas e atualizadas para quem que saber mais sobre o tema. Mais de 10 mil pessoas, de vários continentes, já fizeram o curso, que está disponível em cinco línguas.

Estarão presentes no evento representantes da Secretaria Municipal de Educação, da UNESCO no Brasil, do MMA, do MEC e de diretores das Regionais de Ensino do Município. A ideia é que os diretores sejam multiplicadores das informações do evento nas escolas de suas regionais, incentivando a capacitação dos professores no que se refere à EDS e com a exibição dos vídeos para os alunos.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Conheça a série de vídeos sobre ODS para crianças e a publicação Educação para os ODS: objetivos de aprendizagem.

Clique aqui para saber mais sobre o curso online introdutório sobre mudanças climáticas.


Mais notícias de:

Comente

comentários