Economia asiática pode se beneficiar de aumento do comércio intra-regional

ONU destaca oportunidades para investimentos e crescimento econômico na região.

ONU destaca oportunidades para investimentos e crescimento econômico na região

A Secretária Executiva da Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (ESCAP), Noeleen Heyzer, destacou as oportunidades de promover o comércio e o investimento entre os países da região e apresentou um novo plano de desenvolvimento menos dependente das exportações para o Ocidente.

“Acredito que uma Ásia mais coordenada e conectada emergirá da crise atual como uma líder global em desenvolvimento.” Heyzer disse na 4ª Cúpula da Ásia Oriental, em Cha-am Hua Him, na Tailândia. Renovou também o comprometimento das Nações Unidas em promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região.

Heyzer observou que a ONU está trabalhando a conectividade na região Pacífico-Asiática através de uma abordagem em cinco vias: melhoria das rotas de transporte, um “sistema de comércio fora do papel”, investimentos na região, segurança de energia e proteção social.

“A crise econômica expôs as limitações de um modelo de crescimento econômico ‘manufaturado na Ásia – consumido no Ocidente’”, afirmou a Secretária.

Foi a primeira vez que um oficial da ONU foi convidado a participar da convenção, que reuniu líderes de 10 membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) junto com Austrália, China, Índia, Japão, República da Coréia e Nova Zelândia.