Doze estados brasileiros comemoram a partir de hoje a Semana Mundial do Espaço Sideral

Comunidade internacional celebra até 10 de outubro os ’50 anos de voos espaciais tripulados’. Você pode registrar seu evento e mostrar ao mundo o que faz pela ciência.

Semana Mundial do Espaço Sideral comemora em 2011 os 50 anos de voos espaciais tripulados.

Começa hoje (4/10) a Semana Mundial do Espaço Sideral, que comemora até 10 de outubro os ’50 anos dos voos espaciais tripulados’. No Brasil, serão pelo menos 30 eventos em 12 estados (você também pode registrar o seu) numa homenagem ao primeiro voo espacial humano, realizado em 12 de abril de 1961, pelo cosmonauta Yuri Gagarin na nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético e desenhada pelo cientista Sergey Korolev.

Quase 60 países participarão das celebrações. A Semana Mundial do Espaço Sideral foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1999 para lembrar a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações. Acontece de 4 a 10 de outubro para assinalar dois eventos marcantes da era espacial: o lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1, abrindo o caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957; e a assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.

“O Espaço Sideral é uma dos temas mais emocionantes e desafiadores e, talvez, de todas as questões importantes na agenda da ONU, nenhuma consiga cativar tanto a nossa imaginação como o Espaço Sideral”, diz a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Sideral (UNOOSA), Mazlan Othman.

Para Othman, a Semana Mundial do Espaço Sideral “inspira jovens de todo o mundo, conscientizando-os da importância da ciência espacial, tecnologia e aplicações no dia a dia, para ajudar a resolver um dos problemas mais urgentes de hoje”, com soluções que estão transformando as previsões do tempo, proteção ambiental, assistência humanitária e a gestão de desastres.

Astrônomos amadores e profissionais, professores e alunos, instituições de pesquisa e ensino, associações, grupos e clubes de astronomia, planetários e todos os entusiastas da ciência são conclamados a fazer e registrar no site da ‘World Space Week’ 2011 quaisquer eventos relacionados ao espaço. Para saber mais, clique aqui.