UNESCO lança campanha de doações

Diretora-Geral da UNESCO lançou hoje (11/11) website para que pessoas comuns possam fazer doações à Organização. Dinheiro irá para Fundo de Emergência formado por múltiplos doadores.

Paris – A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, lançou hoje (11/11) um website para que pessoas comuns possam fazer doações à Organização. O dinheiro irá para um Fundo de Emergência formado por múltiplos doadores. Os Estados-Membros, as instituições, corporações e fundações também serão convidadas a contribuir.

Este novo site é uma das medidas de emergência anunciadas hoje para preencher o déficit imediato US$ 65 milhões no orçamento da UNESCO resultantes de impostos retidos pelos Estados Unidos.

Doações podem ser feitas online em www.unesco.org/donate

Os Estados Unidos anunciaram a retenção de suas contribuições após a admissão da Palestina como um Estado-Membro da UNESCO em 31 de outubro. Eles foram obrigados a fazê-lo devido a leis nacionais que remontam à década de 1990. A soma de US$ 65 milhões corresponde ao valor devido à UNESCO pelos Estados Unidos para 2011.

Esta notícia provocou uma onda sem precedentes de apoio à UNESCO por cidadãos, associações e empresas privadas de todos os cantos do globo. “Eu vejo essas manifestações de apoio como um claro reconhecimento do bem que a UNESCO faz no mundo. Estes são indicadores muito concretos de sucesso”, disse a Diretora-Geral durante a sessão de encerramento da Conferência Geral da UNESCO em 10 de novembro.

“Isso não é simplesmente outro fundo extra-orçamentário – ele será direcionado para apoiar nossas principais atividades, de modo que elas não serão afetadas por uma situação financeira difícil”, disse ela.