Doadores disponibilizam 375 milhões de dólares para fundo de emergência da ONU

Fundo Central de Resposta de Emergência (CERF) desembolsou mais de US$ 2 bilhões em ajuda desde que foi lançado em 2006, tornando-se a maior fonte mundial de financiamento de ajuda humanitária.

Secretário-Geral Ban Ki-moon (à esquerda) e a Coordenadora de Ajuda de Emergência, Valerie AmosDoadores se comprometeram a doar 375 milhões de dólares nesta última sexta-feira (16/12) para as atividades de 2012 do fundo das Nações Unidas que garante a rapidez dos trabalhos humanitários quando uma crise emergencial acontece.

O Fundo Central de Resposta de Emergência (CERF) desembolsou mais de US$ 2 bilhões em ajuda desde que foi lançado, em 2006, tornando-se a maior fonte mundial de financiamento de ajuda humanitária. Em 2011, o CERF ajudou aproximadamente 29 milhões de pessoas em 45 países como Haiti, Nigéria, Somália ou Paquistão. 400 milhões de dólares em ajuda humanitária foram distribuídos durante 2011.

Dirigido pelo Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o Fundo tem possibilitado assistência a pessoas afetadas por desastres naturais e outras crises em cerca de 80 países nos últimos cinco anos.

“O CERF é flexível e sensível às necessidades das pessoas. Ele fornece um serviço, com baixos custos, que de outra forma não existiria. E isso tem um impacto claro e mensurável”, disse Ban Ki-moon.