Doação de ultrassom reforça diagnósticos de câncer e exames de pré-natal em Boa Vista

A doação feita pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) à Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista de um ultrassom com alta resolução de imagem permitirá beneficiar até 48 mil usuários do sistema público do município em um ano. Esta foi a quarta doação de equipamentos de saúde realizada em Roraima este ano.

Os exames reforçarão os diagnósticos de câncer e os exames de pré-natal, beneficiando a comunidade local, de refugiados e de migrantes, sobretudo as mulheres grávidas. O equipamento será instalado no Centro de Tratamento e Prevenção ao Câncer, unidade de referência especializada em diagnóstico de Boa Vista.

Doação de ultrassom reforça atendimentos de saúde em Boa Vista. Foto: OIM

A doação feita pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) à Secretária Municipal de Saúde de Boa Vista de um ultrassom com alta resolução de imagem permitirá beneficiar até 48 mil usuários do sistema público do município em um ano. A ação complementa as atividades em saúde e de prevenção à COVID-19 implementadas pela OIM no estado de Roraima.

Durante o ato desta doação, na terça-feira (27), o secretário-adjunto de saúde de Boa Vista, Cássio Murilo Gomes, explicou que o município possui apenas um ultrassom como aquele que acabara de ser doado. “O equipamento será de grande utilidade para ampliar nossa capacidade de atendimento”, destacou o secretário-adjunto de saúde.

Os exames reforçarão os diagnósticos de câncer e os exames de pré-natal, beneficiando a comunidade local, de refugiados e de migrantes, sobretudo as mulheres grávidas. O equipamento será instalado no Centro de Tratamento e Prevenção ao Câncer, unidade de referência especializada em diagnóstico de Boa Vista.

O coordenador de saúde da OIM, Mateus Falcão, contou que a OIM tem reforçado suas ações em saúde em Boa Vista em função da pandemia da COVID-19. “Seja com doações de equipamentos, seja com a atuação direta da nossa equipe médica em parceria com a Operação Acolhida. Nosso intuito é apoiar as autoridades nessa resposta emergencial e não deixar ninguém para trás”, afirmou o coordenador da OIM.

Ações em saúde em Roraima

Esta foi a quarta doação de equipamentos de saúde realizada em Roraima este ano. Em março, o município de Pacaraima foi beneficiado com seis estetoscópios cardiológicos adultos infantis de alta precisão, quatro monitores digitais para aferição arterial e quatro nebulizadores portáteis de malha fina.

Em março e abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista recebeu quatro auto refratores e um eletroencefalograma e a Secretaria Estadual de Saúde recebeu dois aparelhos de ultrassom de alta resolução, que foram para a Maternidade em Boa Vista e para o Hospital Geral em Rorainópolis.

Esta e as demais ações em saúde são realizadas com o apoio financeiro do Governo do Japão.

O intuito é garantir assistência humanitária nas áreas de atenção primária à saúde por meio do suporte assistencial em saúde a venezuelanos e a população do estado. As atividades são alinhadas e executadas em consonância com o Sistema Único de Saúde e diferentes esferas de governo.