Dia Mundial das Telecomunicações e Dia Mundial da Sociedade da Informação – 17 de maio de 2011

Tecnologias da informação e comunicação estão transformando o panorama global. Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Tecnologias da informação e comunicação estão transformando o panorama global. Elas fortalecem a economia mundial e se tornaram as grandes facilitadoras da sociedade moderna, ajudando as pessoas a se comunicarem através de longas distâncias e com diferentes culturas, facilitando o comércio, e fornecendo acesso aos recursos essenciais como cuidados da saúde e educação.

Eventos recentes em todo o mundo, especialmente no Norte da África e no Oriente Médio, também têm ressaltado o papel catalisador que os telefones celulares e as mídias sociais podem desempenhar em mobilizar a opinião pública contra a repressão. E na sequência das catástrofes naturais que vem ocorrendo com maior força e frequência, temos visto como estas tecnologias são uma parte vital da resposta de ajuda, estabelecendo linhas de comunicação que podem salvar vidas, reunir famílias e ajudar as equipes de emergência a alcançar as pessoas necessitadas.

O tema da celebração este ano, “Melhores condições de vida nas comunidades rurais com as TIC” ressalta a necessidade de explorar todo o potencial das TICs para beneficiar as populações rurais do mundo. Setenta por cento dos 1,4 bilhão de pessoas mais pobres do mundo vive em áreas rurais. Suas vidas podem ser transformadas à medida que conectamos escolas dos povoados à informação e ao conhecimento na Internet, levamos tele-medicina a centros de saúde pública rurais, fornecemos informação do tempo precisa a fazendeiros e pescadores e oferecermos informações atualizadas sobre o mercado para produtores.

A União Internacional de Telecomunicação e seus parceiros continuam se esforçando para conectar o mundo. Parabenizo estes esforços, especialmente aqueles para levar banda larga para todas as comunidades. Telecomunicações de banda larga farão o possível para levar conteúdo aos distritos rurais mais remotos.

À medida que superamos a exclusão digital, reduzimos o abismo que separa aqueles com e sem acesso à informação e ao conhecimento, e desse modo expandimos as oportunidades para uma vida melhor. Maior acesso significa alcance mais rápido dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Significa menos pobreza e fome, e mais sustentabilidade ambiental. E se traduz em melhor qualidade de vida e fortalecimento das mulheres e dos desprivilegiados.

Neste Dia Mundial das Telecomunicações e Dia Mundial da Sociedade da Informação, deixe-nos conectar comunidades rurais e o mundo inteiro à revolução digital como uma forma de alcançar nossos objetivos de desenvolvimento e promover a paz e a prosperidades para todos.