Dia Mundial da População promove Censo 2010

Animação feita especialmente para a data, celebrada em 11 de julho, convida à participação no Censo, que começa em agosto; o vídeo inaugura o novo canal YouTube do UNFPA Brasil.

Animação feita especialmente para a data, celebrada em 11 de julho, convida à participação no Censo, que começa em agosto; o vídeo inaugura o novo canal YouTube do UNFPA Brasil.

Com o lema “Todos Contam”, o UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, comemora neste dia 11 de julho o Dia Mundial da População 2010 com um convite à sociedade brasileira para colaborar com o Censo 2010, que será conduzido a partir de agosto em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

“Contar cada pessoa, levar cada um em conta é fundamental para o êxito do Censo, por isso é necessário que todas e todos participem, respondendo às perguntas dos recenseadores”, explica Harold Robinson, representante do UNFPA no Brasil. “Dessa forma, o Brasil passará a dispor de dados demográficos atualizados, que são insumo fundamental para a formulação de boas políticas públicas e seu monitoramento futuro”.

Segundo Harold Robinson, a coleta e análise de dados censitários revela tendências e permite fazer projeções, permitindo mapear a situação de grupos vulneráveis e identificar o progresso feito e etapas ainda por cumprir em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entre outras ações.

O UNFPA, que é a agência líder das Nações Unidas para população e desenvolvimento, apóia há 30 anos a realização de censos em todo o mundo. Somente no ano passado, participou dos censos realizados em 77 países. Este ano, colabora com a realização de censos em cerca de 60 países, incluindo o Brasil.

“O Brasil dispõe de uma instituição bem estruturada para a coleta e análise de dados estatísticos, o IBGE, que tem tradição na produção de informações de qualidade”, avalia Harold Robinson. A parceria com o UNFPA tem permitido compartilhar um pouco dessa experiência com os países do Mercosul e África, em projetos que visam a harmonização de conceitos, permitindo a comparabilidade entre as informações dos países, e a cooperação técnica para o desenho e metodologia de coleta e análise de dados.

Animação

Para comemorar o Dia Mundial da População, o UNFPA produziu um vídeo de animação de 30 segundos que estimula a ampla participação do público no Censo 2010, atendendo aos recenseadores e respondendo às questões nas entrevistas e coleta de informações. “Seja levado em conta, diga o que você precisa” é a mensagem veiculada pela peça, distribuida mundialmente em várias línguas.

O vídeo inaugura o canal do UNFPA Brasil no YouTube, lançado também hoje em comemoração à data. Além da animação, o canal do UNFPA Brasil oferece vídeos sobre projetos realizados pela organização no Brasil, além de materiais produzidos por organizações parceiras. O canal do UNFPA Brasil no YouTube (e o vídeo de animação) pode ser acessado pelo link www.youtube.com/user/unfpabrasil. Assista ao vídeo abaixo:





Assista fotoreportagem da Rádio ONU sobre o tema clicando aqui
.

Mais informações:

Ulisses Lacava (UNFPA) – (61) 3038-9259 e (61) 9181-1000
Gabriela Borelli (UNFPA) – (61) 3038-9246