Dia Mundial da Justiça Social – 20 de fevereiro de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em ocasião do Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro de 2012

Ao longo do ano passado, os ventos da mudança varreram o mundo inteiro. Milhões e milhões de cidadãos expressaram seu descontentamento sobre assuntos semelhantes: desigualdade, corrupção, repressão, e a ausência de um trabalho digno. Na origem dessa mobilização de massas está o desejo de justiça social.

Procurar alcançar a justiça social para todos está intimamente ligado a realização dos objetivos de desenvolvimento que foram definidos e acordados na Cúpula Social de Copenhagen, na Cúpula do Milênio e outros fóruns.

Enquanto preparamos a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), temos a oportunidade de repensar estratégias de desenvolvimento e práticas de negócio que nos coloquem no caminho certo para um futuro mais sustentável e equitativo.

A sustentabilidade depende da construção de mercados que sejam capazes de fazer uma melhor distribuição dos benefícios do desenvolvimento. Isto significa dar resposta à procura crescente por parte dos consumidores de produtos e serviços mais ecológicos. E significa também garantir as bases para que todos vivamos com dignidade, estabilidade e oportunidades. Enquanto tentamos fazer esta transformação, devemos integrar a inclusão social nas nossas políticas e ações.

Vamos trabalhar juntos para equilibrar a economia global e construir um novo contrato social para o século XXI. Vamos traçar um novo caminho para o desenvolvimento que nos leve a uma maior justiça social e ao futuro que queremos.