Dia Mundial da Estatística: ONU destaca o papel da informação para o Desenvolvimento Sustentável

Para as diferentes instâncias da organização, as estatísticas são fundamentais para construção de políticas que respondam às questões sociais e para o monitoramento dos recém-aprovados Objetivos Globais.

Estatísticas ajudarão a monitorar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Flickr/NEC Corporation of America (CC)

Estatísticas ajudarão a monitorar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Flickr/NEC Corporation of America (CC)

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon destacou a importância das estatísticas e informações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na terça-feira (20), Dia Mundial da Estatística. Na ocasião, o chefe da ONU lembrou que os dados ajudam a acompanhar o progresso dos países ao registrar a incidência de doenças, o número de estudantes matriculados e emissão de certificados de nascimento, por exemplo.

“No Dia Mundial da Estatística, eu peço aos parceiros e sócios que trabalhem juntos para garantir que todos os investimentos necessários sejam feitos, que a capacidade tecnológica adequada seja preparada, novas fontes de informação sejam exploradas e processos inovadores sejam aplicados para dar aos países os sistemas de informação abrangentes que eles precisam para alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirmou Ban ki-moon.

Em comemoração ao dia internacional, o relatório Mulheres do Mundo 2015: Tendências e Estratégias foi publicado para contribuir na luta pela igualdade de gênero. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) vai celebrar a data por meio de debate sobre formas de investir na coleção de informação e análise e destaca a importância dessa ação para os programas de assistência alimentar.

Já a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), com um dos maiores sistemas de produção de informação da ONU, celebrou o dia com uma reunião de seu diretor geral, Li Yong, com equipes de organizações de estatística para mostrar seu apreço pelo trabalho. Yong enfatizou a importância das estatísticas na formulação de políticas de desenvolvimento e no monitoramento da implementação dos ODS. Por meio do programa de assistência técnica, a ONUDI busca desenvolver a capacidade de desenvolvimento dos países de levantar estatísticas relevantes para o monitoramento dos ODS.