Dia Mundial da Estatística – 20 de outubro de 2010

“Celebramos hoje, pela primeira vez, o Dia Mundial da Estatística proclamado pela Assembleia Geral da ONU, para reconhecer a importância da estatística em nossas sociedades.” Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU.Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Celebramos hoje, pela primeira vez, o Dia Mundial da Estatística proclamado pela Assembleia Geral da ONU, para reconhecer a importância da estatística em nossas sociedades.

As estatísticas estão presentes em todos os aspectos da vida moderna. São a base de muitas decisões de governos, empresas e comunidades. Informam sobre as tendências e forças que afetam nossas vidas. Recolhidas em pesquisas e censos – três bilhões de pessoas participarão de censos populacionais e habitacionais, só este ano – as estatísticas afetam o planejamento de escolas, hospitais, da rede viária, entre diversos outros serviços.

As estatísticas são um instrumento vital para o desenvolvimento econômico e social, incluindo os nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para que as atividades de desenvolvimento tenham êxito, precisamos dispor de dados e análises estatísticas sobre o nível de pobreza, o acesso à educação e a incidência de doenças. As estatísticas são um elemento fundamental para justificar quase todos os aspectos dos orçamentos e programas que permitem alimentar as crianças com fome ou proporcionar abrigo e cuidados de saúde de emergência às vítimas de catástrofes naturais.

A Comissão de Estatística das Nações Unidas, constituída em 1947, criou normas e diretrizes metodológicas internacionais em quase todos os âmbitos da estatística. Tem desempenhado um papel fundamental ao ajudar os governos a melhorar seus relatórios, tornar dados mais disponíveis e mais fáceis de comparar entre países e regiões.

Louvo o cuidado que os peritos em estatística dedicam a seus relatórios e publicações. Prestam um serviço público essencial, que contribui para o reforço da paz e da democracia, ao pôr à disposição dos cidadãos informações confiáveis e imparciais sobre suas comunidades. Os valores fundamentais que os guiam – espírito de serviço, integridade e profissionalismo – merecem o apoio de todas as nações.

No entanto, como em tantas outras áreas, os países em desenvolvimento se encontram frequentemente em desvantagem por falta de fundos para pagar salários, formar pessoal e recolher dados. Neste primeiro Dia Mundial da Estatística, exorto a comunidade internacional a trabalhar com as Nações Unidas para que todos os países possam satisfazer suas necessidades nesse setor. Reconheçamos o papel crucial das estatísticas no cumprimento da nossa missão mundial de promoção do desenvolvimento e da paz.