Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, por Ban Ki-moon

“A fim de enfrentar as ameaças e desafios que surgem, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas estão adaptando suas políticas para melhorar o cumprimento do mandato que lhes foi confiado de estabelecer uma paz duradoura em países devastados por guerras.”

Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, por Ban Ki-moon

“A fim de enfrentar as ameaças e desafios que surgem, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas estão adaptando suas políticas para melhorar o cumprimento do mandato que lhes foi confiado de estabelecer uma paz duradoura em países devastados por guerras.”

Leia a seguir a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, lembrado a cada ano em 29 de maio.

“Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, por Ban Ki-moon

Foto: ONU/Mark Garten

A celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz deste ano nos dá a oportunidade de ver o que há de novo no momento em que homenageamos a memória daqueles que perderam suas vidas nos últimos doze meses, a serviço da bandeira azul.

O mandato das operações de manutenção da paz das Nações Unidas está cada vez mais orientado para a implantação de operações multidimensionais para ajudar os países em transição de uma situação de conflito para a paz, com especial destaque sobre tudo para a proteção dos civis, em particular os mais vulneráveis: mulheres e crianças.

A fim de enfrentar as ameaças e desafios que surgem, as operações de manutenção da paz das Nações Unidas estão adaptando suas políticas para melhorar o cumprimento do mandato que lhes foi confiado de estabelecer uma paz duradoura em países devastados por guerras.

Um exemplo disso é o novo enfoque na República Democrática do Congo, onde o Conselho de Segurança autorizou a implantação de uma “brigada de intervenção” e o uso de aeronaves não tripuladas e desarmadas para melhorar a nossa capacidade de operar nessa vasta região.

Os trabalhadores das forças de paz no Mali vão enfrentar condições difíceis, devido à presença de grupos armados que ameaçam a segurança nacional e regional. Essa missão vai ajudar a estabilizar o país, promover a reconciliação nacional e proteger a população civil.

As operações de manutenção da paz das Nações Unidas também estão trabalhando na reforma das instituições básicas do Estado de Direito a nível nacional. Através de seus esforços para fortalecer a polícia e os sistemas judiciário e penitenciário, as operações de manutenção da paz fomentam a confiança nas autoridades locais.

Por outro lado, a existência de um sistema de Estado de Direito justo e previsível ajuda a promover a estabilidade e o desenvolvimento sustentável a longo prazo após a retirada de nossos soldados.

Enquanto saudamos todos estes progressos, reconhecemos que a manutenção da paz sempre trará riscos. Como prova disso, basta lembrar as recentes mortes de tropas de manutenção da paz em emboscadas organizadas por elementos não identificados na República Democrática do Congo, Sudão e Sudão do Sul, ou a detenção de capacetes azuis no Oriente Médio.

Cento e onze soldados de manutenção da paz morreram no ano passado e mais de 3.100 perderam suas vidas em 65 anos de história das operações de manutenção da paz das Nações Unidas. Nós saudamos o seu valor e lamentamos profundamente a sua perda.

Aproveitamos este Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz para prestar uma solene homenagem aos que faleceram, renovar o nosso apoio aos mais de 111 mil soldados e agentes de polícia de 116 países servindo por terra e reiteramos a nossa vontade de continuar a adaptar nossas operações para melhor ajudar os civis que necessitam de proteção e apoio.”

_____________________
Esta mensagem faz parte de uma série de reportagens especiais, incluindo um vídeo, para o Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças de Paz, lembrado a cada ano em 29 de maio. Confira todas as reportagens em www.onu.org.br/29demaio e o vídeo abaixo.

Saiba mais em inglês em www.un.org/en/events/peacekeepersday