Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado com diversos eventos em Brasília no dia 9 de dezembro

Celebrações começam na segunda-feira (8) e se estendem até sexta-feira (12). No dia 8 serão anunciados os vencedores do Prêmio UNODC contra a Corrupção, que reconhece pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético.

Foto: UNODC

Foto: UNODC

Para marcar o Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado em todo o mundo no dia 9 de dezembro, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam, na próxima segunda-feira (8), a abertura das comemorações que se estendem até sexta (12) com diversos eventos em todo o país.

Em Brasília, O UNODC realizará a entrega do Prêmio UNODC contra a Corrupção. Serão premiadas pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético. Desde 2008, o UNODC premia indivíduos, instituições e iniciativas que tenham contribuído significativamente no combate e na prevenção à corrupção. A premiação reforça a ideia de que a mobilização deve vir de todos os setores da sociedade, desde a alta administração federal até o cidadão comum.

Na ocasião do evento, também será celebrado um novo projeto de parceria entre o UNODC e a CGU. O projeto contemplará uma cooperação entre as duas instituições para potencializar o trabalho com o setor privado e sociedade civil na prevenção da corrupção. Também é um objetivo do projeto aumentar a capacidade de instituições do governo para compartilhar experiências e disseminar informação sobre combate à corrupção.

No escopo do projeto, também está prevista a criação de uma instituição para ensino de práticas de combate e prevenção à corrupção no Brasil.

Para o UNODC, um ponto chave do projeto é a melhoria nos mecanismos de reconhecimento de empresas que realizam práticas éticas e não-corruptas.

No mesmo dia, haverá uma cerimônia, com a presença do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, que falará sobre os 12 anos de funcionamento da CGU, apresentando as principais ações desenvolvidas pelo órgão no combate à corrupção e os resultados alcançados ao longo destes anos.

A cerimônia contará também com a presença de representantes dos demais órgãos responsáveis pela defesa do patrimônio público brasileiro, como Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Advocacia-Geral da União, entre outros. Durante a solenidade além da apresentação pela CGU das ações implementadas durante o ano para combater a corrupção, acontecerá à premiação dos vencedores do 6º Concurso de Desenho e Redação e do 2º Concurso de Boas Práticas, ambos realizados pela CGU. A programação prevê também assinatura de termo de parceria com o SEBRAE – para divulgar a Lei da Empresa Limpa nas micro e pequenas empresa, entrega do prêmio UNODC e apresentação do painel “Cooperações Internacionais para o Combate à Corrupção”.

Veja a programação completa do evento

Serviço
Data: 8 de dezembro de 2014
Hora: 8h30
Local: Universidade dos Correios (auditório)
Endereço: Setor de Clubes Esportivo Norte (SCEN) – Trecho 02 – Lote 04 – Via L4

Assessoria de Imprensa do UNODC
(61) 3204-7206 / (61) 8421-3446
luciana.nemeth@unodc.org
www.unodc.org.br

Assessoria de Comunicação Social da CGU
(61) 2020-6740 / 2020-6850 / 2020-7271
imprensacgu@cgu.gov.br
www.cgu.gov.br


Comente

comentários