DF vai debater ensino de história e cultura africana

Termina nesta quinta-feira (10/9) o prazo de inscrição para o Colóquio Internacional: O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora. O evento é aberto a pesquisadores do tema e professores de História e Cultura da África de Ensino Fundamental e/ou Médio. Todos os interessados deverão apresentar um resumo de seus trabalhos e experiências didáticas para prévia seleção.

Termina nesta quinta-feira (10/9) o prazo de inscrição para o Colóquio Internacional: O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora. O evento é aberto a pesquisadores do tema e professores de História e Cultura da África de Ensino Fundamental e/ou Médio. Todos os interessados deverão apresentar um resumo de seus trabalhos e experiências didáticas para prévia seleção.

O Colóquio será realizado de 9 a 13 de novembro, em Brasília, e resulta de parceria entre Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Centro de Artes e Civilização Negras e Africanas (CBAAC), Grupo Panafricano de Pesquisa, Político e Estratégico (Panafstrag), Fundação Cultural Palmares, Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional do Governo da Nigéria, Embaixada da Nigéria no Brasil, Universidade de Brasília (UnB) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher Brasil e Cone Sul (UNIFEM).

O evento consistirá em conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres de experiências, além de artigos. O público é estimado em 150 pessoas, entre educadores, pedagogos, antropólogos, cineastas, lingüistas, literatos, sociólogos, pesquisadores em tradição oral, e especialistas em história africana e da diáspora. O objetivo do Colóquio é aprofundar a compreensão da história africana e seus descendentes, além de fomentar o intercâmbio acadêmico em torno de iniciativas pedagógicas.

Lei 10.639/03 e boas práticas de ensino

O grande destaque deste Colóquio Internacional é o fomento à participação de professores de História e Cultura da África e da Diáspora de Ensino Fundamental e /ou Médio, que poderão apresentar suas experiências didáticas de sala de aula por meio de pôsteres e cartazes durante o Colóquio. Esta iniciativa visa proporcionar uma maior divulgação de boas práticas de ensino, além de potencializar a troca de experiência entre os participantes.

Os interessados em participar devem encaminhar resumos que detalhem a pesquisa ou experiências didáticas em desenvolvimento ou concluídas, mas que, sobretudo apresentem os resultados alcançados, sejam parciais ou conclusivos.

Resgate histórico

Esta é a segunda ação de parceria entre a SEPPIR e o CBAAC, iniciada em novembro de 2008, com a realização de um Colóquio sobre O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Rio de Janeiro, como forma de contribuição para a integração dos países da África e da Diáspora – termo que define a população de origem africana que se dispersou por outros continentes a partir do tráfico de escravos.

Ao promover o Colóquio, o Governo brasileiro dá mais um passo para o cumprimento da Lei 10.639/03, que institui no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A iniciativa soma-se ainda a esforços mundiais para resgatar a história das populações de ascendência africana, ressaltando suas contribuições, não apenas demográfica, mas também sócio-política e cultural para a conjuntura histórica contemporânea.

Mais informações: diaspora.africa@gmail.com

Acesse o Blog: coloquiohistoriadaafrica.wordpress.com