‘Desenvolvimento da acessibilidade das TICs amplia a inclusão da pessoa com deficiência’, reafirma UNESCO

Conferência América Acessível vai até o dia 14 e reúne especialistas, sociedade civil, governos, organismos internacionais e empresas de telecomunicações.

Encontro em SP discute acessibilidade para todos. Foto: Fernando Pereira/ Secom/ PMSP

Encontro em SP discute acessibilidade para todos. Foto: Fernando Pereira/ Secom/ PMSP

O simpósio América Acessível: Informação e Comunicação para Todos, que foi aberto nesta quarta-feira (12) em São Paulo com o objetivo de debater a acessibilidade das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) para pessoas com deficiência, contou com a presença de dezenas de especialistas, sociedade civil, governos, organismos internacionais e empresas de telecomunicações das Américas.

Na abertura do evento, o diretor da União Internacional das Telecomunicações (UIT) para a Região das Américas, Bruno Ramos, afirmou que a acessibilidade das TICs para todas as pessoas é prioridade dos Estados-membros da UIT, que reconhecem a necessidade do uso das tecnologias para o empoderamento das pessoas com deficiência. “Este evento é o cenário ideal para reunir diversos atores e definirmos ações práticas a serem adotadas em políticas públicas”, disse.

Já o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Lucien Muñoz, lembrou que para o organismo da ONU, “o desenvolvimento da acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação amplia a inclusão da pessoa com deficiência por meio do conhecimento, que está divido em quatro pilares. Liberdade de expressão e informação a todos; acesso aberto a fontes de conhecimento; ensino de qualidade; e respeito às diferenças e à diversidade humana”.

A conferência América Acessível, que continua até sexta-feira (14), é organizada pela UIT em parceria com Secretaria de Direitos Humanos e a UNESCO no Brasil, com o apoio da Anatel e da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

Outras informações sobre o evento, assim como a programação completa, estão disponíveis aqui.

Informações para a imprensa:

UNESCO no Brasil:
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org, 61-2106 3536, 61-9966 3287
Anita Campos, a.campos@unesco.org, 61-2106 3538

UIT:
Vera Zanetti, Oficial de Programa Sênior da UIT, vera.zanetti@itu.int , 61-2312 2730

Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Presidência da República:
Michelle da Costa Portela, Assessoria de Comunicação da SDH, michelle.pronatec@sdh.gov.br, 61-2027 3890

Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, São Paulo (SP):
Fábio Siqueira, coordenador de Imprensa, fsiqueira@prefeitura.sp.gov.br, 11-3913 4070/ 98178-8300
Léo Pereira, lrpereira@prefeitura.sp.gov.br , 11-3913 4072 / (18) 99748-6000