Departamento da ONU promove treinamento de segurança a funcionários e parceiros no Rio de Janeiro

O Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) no Brasil ofereceu, entre 26 e 28 de novembro, o XII Treinamento SSAFE (Secure Approaches in Field Environments ) no Rio de Janeiro. Objetivo do treinamento é garantir a segurança dos funcionários do Sistema ONU e capacitá-los a enfrentar situações de risco em suas atividades.

Participaram 32 funcionários das Nações Unidas no Brasil, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) parceiras e outras instituições estaduais – entre as quais a Cruz Vermelha Brasileira (CVB); Processo APELL; Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ); e Escola de Defesa Civil.

Funcionários do Sistema ONU no Brasil, representantes de ONGs parceiras e instituições estaduais participaram do 12º Treinamento SSAFE promovido pelo UNDSS Brasil. Foto: UNDSS.

Funcionários do Sistema ONU no Brasil, representantes de ONGs parceiras e instituições estaduais participaram do 12º Treinamento SSAFE promovido pelo UNDSS Brasil. Foto: UNDSS.

O objetivo do programa Safe and Secure Approaches in Field Environments (SSAFE) é garantir a segurança dos funcionários do Sistema ONU e capacitá-los a enfrentar situações de risco em suas atividades.

Em sua décima segunda edição, o treinamento aconteceu entre 26 e 28 de novembro no Rio de Janeiro e incluiu aulas teóricas sobre Gestão de Incidentes de Segurança; Sobrevivência de Reféns; Análise de Risco; Estratégias de Verbalização e Negociação em Ambientes Hostis; Segurança Pessoal; Funcionamento do Sistema de Segurança da ONU; Conscientização e Identificação de Armamentos; Segurança de Veículos e Comboios; e Primeiros Socorros.

Treinando em campo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após os dois primeiros dias de aulas teóricas, os participantes concluíram o curso com uma atividade realizada nas instâncias do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Por meio de simulações, os alunos puderam se colocar em situações de risco e, assim, pôr em prática os ensinamentos adquiridos para minimizar os vários cenário de periculosidade.

Garantindo a segurança de funcionários em projetos

O Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) destaca a participação no último treinamento de 20 funcionários do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) que trabalham no projeto Territórios Sociais, realizado em parceria com Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP).

O Territórios Sociais visa facilitar o acesso a serviços públicos aos moradores de dez comunidades cariocas que apresentam os menores índices de progresso social (IPS): Alemão; Maré; Chapadão; Pedreira; Vila Kennedy; Lins; Penha; Cidade de Deus; Jacarezinho; e Rocinha, beneficiando 420 mil pessoas.

Segundo o UNDSS, por ser um projeto que possui desafios de segurança, o treinamento SSAFE do Rio de Janeiro concluiu mais uma etapa na implementação de várias medidas de segurança que possibilitam a realização dessa e outras iniciativas das Nações Unidas realizadas em campo.