Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 é lançada oficialmente hoje (11) em todo o mundo

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Foi lançada nesta quarta-feira (11/05) a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano.

Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020Foi lançada nesta quarta-feira (11/05) a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Além disso, os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano. Em muitos países, os cuidados de emergência e outros serviços de ajuda às vítimas do trânsito são inadequados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai coordenar os esforços globais ao longo da Década e vai monitorar os progressos a níveis nacional e internacional. A agência também vai oferecer apoio às iniciativas que têm objetivos como a redução do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, o aumento do uso de capacetes, cintos de segurança e a melhoria dos atendimentos de emergência.

Plano de Ação Global

Será lançado também o Plano de Ação Global para a Década, que define as etapas para melhorias na segurança rodoviária, pede mais rigor na legislação e sugere medidas que possam dar mais proteção aos grupos mais vulneráveis, como ciclistas e pedestres.

Em mensagem para marcar o lançamento, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos Estados-Membros, às agências internacionais, às organizações da sociedade civil, empresários e líderes comunitários que assegurem que a Década possa gerar melhorias reais. “Juntos, poderemos salvar milhares de vidas”, completou.

Governos de vários países vão realizar eventos e lançar planos nacionais para a melhoria da segurança no trânsito e do serviço às vítimas. Uma série de marcos históricos nacionais, como a Times Square, em Nova York; Jet d’Eau, em Genebra; e estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, serão iluminados com a nova logomarca da Década.

Além da iluminação no Rio de Janeiro, a campanha será lançada no Brasil através de atividades em pelo menos cinco estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe. Para saber mais sobre o lançamento da Década no Brasil clique aqui.

Atualização: Em maio de 2012, a Assembleia Geral da ONU reforçou, por meio de resolução, um pedido para que os Estados-Membros e outros atores interessados se engajem nas ações da Década. Leia a resolução, disponível nas seis línguas oficiais da ONU, em www.un.org/Docs/journal/asp/ws.asp?m=A/RES/66/260


Mais notícias de:

Comente

comentários