Debates online vão traçar plano de sustentabilidade para o futuro do Rio

O segundo debate da série “Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro” acontecerá na quinta-feira (14), às 10h, no canal do Youtube da Multirio. O tema será “Longevidade e bem-estar para o desenvolvimento sustentável”.

Os seminários são promovidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), por meio do projeto Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina, acompanha a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ).

O segundo debate da série “Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro” acontecerá na quinta-feira (14), às 10h, no canal do Youtube da Multirio. O tema será “Longevidade e bem-estar para o desenvolvimento sustentável”.

As sessões, que ocorrem online em virtude da pandemia da COVID-19, buscam a participação de gestores públicos, membros de sociedade civil, academia, setor privado e público interessado.

O encontro desta quinta-feira faz parte de uma série de cinco com o objetivo de debater desafios e soluções para a capital fluminense nos próximos dez anos. As temáticas são alinhadas com o Rio Capital Mundial da Arquitetura por incluir propostas para o futuro dos espaços urbanos.

Participarão da mesa virtual de debates Rubens Filho, jornalista e coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil; Daniel Vilella, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor de Epidemiologia e Biologia Computacional; Paulo Saldiva, professor da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador de doenças respiratórias e saúde ambiental; e Mónica Guerra, arquiteta, mestre em planejamento e gestão urbana e fundadora do Comida do Amanhã.

Segundo Daniel Mancebo, coordenador geral do Escritório de Planejamento da Prefeitura do Rio, “longevidade e bem-estar” são eixos transversais do Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade.

Esses eixos têm forte relação com a a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e garantir a saúde para todos, entre outros.

As condições ambientais, como a redução da poluição de ar e das águas, se colocam nesse contexto e serão abordadas no debate, assim como a resposta à pandemia e temas ligados à garantia do bem-estar nas cidades.

Os seminários são promovidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com ONU-Habitat. Em cinco quintas-feiras seguidas, sempre às 10h, os convidados discutirão temas relacionados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio.