Cúpula do Clima em Bogotá reúne líderes regionais para fortalecimento de acordo de Paris

O encontro pretende promover e potencializar a ação da sociedade da América Latina diante do aquecimento global, contribuir para sua capacitação e empoderamento e traçar compromissos sólidos para apoiar a adoção da nova agenda para combater as mudanças climáticas.

Inundações, como a do município de Trizidela do Vale (MA) em 2009 serão cada vez mais frequentes com as mudanças climáticas. Foto: Antônio Cruz/ABr

Inundações, como a do município de Trizidela do Vale (MA) em 2009 serão cada vez mais frequentes com as mudanças climáticas. Foto: ABr/Antônio Cruz

Líderes da América Latina se encontram desde este domingo (20) na Colômbia para a Cúpula do Clima de Bogotá, o maior evento da região de preparação para a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP21), que acontecerá em dezembro deste ano, em Paris (França)

O encontro de quatro dias conta com a colaboração do Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) e do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA). A reunião  pretende promover e potencializar a ação da sociedade diante do aquecimento global, contribuir para sua capacitação e empoderamento e traçar compromissos sólidos para apoiar a adoção da nova agenda para combater às mudanças climáticas.

Entre os participantes, se encontram líderes de governos locais, redes de cidades e organizações da sociedade civil, além de representantes do setor privado e da mídia. O encontro promoverá também o debate sobre a gestão de risco e o papel das cidades como motores de sociedades mais inclusivas e resilientes para o enfrentamento dos desafios da mudança climática.