Costa do Marfim: em visita o país, Ban reitera apoio da ONU

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou neste domingo um acampamento de deslocados internos na Costa do Marfim, onde demonstrou solidariedade e prometeu o total apoio das Nações Unidas

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou neste domingo (22/05) um acampamento de deslocados internos na Costa do Marfim, onde demonstrou solidariedade e prometeu o total apoio das Nações Unidas para a reconstrução e a restauração da estabilidade no país. “Quero que saibam que meu coração está com todos vocês”, disse Ban aos residentes da comunidade de Cocody, próxima à capital comercial, Abidjan.

Ele assegurou que a ONU continuará fornecendo serviços básicos como água, saneamento, alimentação, abrigo e cuidados da saúde aos deslocados e a outros necessitados, até que eles se sintam prontos para retornar às suas casas, alegando que isto é um princípio fundamental do direito internacional.

Ban pediu aos deslocados internos que não percam as esperanças diante da difícil realidade dos acampamentos, reafirmando o apoio da ONU e da comunidade internacional ao novo Presidente eleito. Ele disse ainda que o país é rico em recursos e no espírito de sua população, assegurando a ajuda para que o país possa construir a democracia, criar empregos e proteger os direitos humanos de todos os marfinenses.

“Estou confiante de que a Costa do Marfim vai, mais uma vez, ser o que não era há muito tempo – um pilar de força, prosperidade e paz para toda a África.”