Copa do Mundo é oportunidade para promover Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

As Nações Unidas estão se preparando para o início da Copa do Mundo de futebol nesta semana, procurando usar a animação do público com o maior evento de esporte do mundo para o avanço de esforços em acabar com a pobreza, combater a fome e outros problemas sociais e econômicos.

Secretário-geral segura camisa da Copa do MundoAs Nações Unidas estão se preparando para o início da Copa do Mundo de futebol nesta semana, procurando usar a animação do público com o maior evento esportivo do mundo para o avanço de esforços em acabar com a pobreza, combater a fome e outros problemas sociais e econômicos.

Com festivais em comunidades, programas de televisão, pôsteres, jogos eletrônicos, campanhas multimídia e até uma música nova, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estarão sob os holofotes durante o mês da Copa.

O Secretário-Geral Ban Ki-moon chegou nesta terça-feira (8) à capital sul-africana, Joanesburgo, se antecipando à cerimônia de abertura da Copa do Mundo, que ocorrerá nesta sexta-feira (11) na mesma cidade. Além da África do Sul, Ban visitará mais quatro países africanos: Burundi, Camarões, Benin e Serra Leoa.

Na própria terça-feira, Ban conversou com o Presidente sul-africano Jacob Zuma e esteve presente no evento de gala “Sports for Peace” (Esportes para a Paz), junto com o Representante Especial de Esporte para Desenvolvimento e Paz da ONU, Wilfried Lemke.

Diversas agências das Nações Unidas manterão eventos variados na África do Sul com o objetivo de mobilizar a população mundial em relação aos problemas sociais e econômicos que assolam o planeta e chamar a atenção para as metas dos ODM.

O impulso renovado nos ODM acontece apenas três meses antes da reunião, marcada para setembro, onde líderes mundiais discutirão sobre progressos alcançados em relação aos ODMs e como seguir adiante com essa questão.