Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Paris 2015

COP21

De 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 acontecerá em Paris, França, a 21ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e a 11ª Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (MOP-11).

A COP21 busca alcançar um novo acordo internacional sobre o clima, aplicável a todos os países, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C. A UNFCCC foi adotada durante a Cúpula da Terra do Rio de Janeiro, em 1992, e entrou em vigor no dia 21 de março de 1994. Ela foi ratificada por 196 Estados, que constituem as “Partes” para a Convenção.

Esta Convenção-Quadro é uma convenção universal de princípios, reconhecendo a existência de mudanças climáticas antropogênicas – ou seja, de origem humana – e dando os países industrializados a maior parte da responsabilidade para combatê-la.

A Conferência das Partes (COP), constituída por todos os Estados Partes, é o órgão decisório da Convenção. Reúne-se a cada ano em uma sessão global onde as decisões são tomadas para cumprir as metas de combate às mudanças climáticas. As decisões só podem ser tomadas por unanimidade pelos Estados Partes ou por consenso. A COP realizada em Paris será a vigésima primeira, portanto “COP21”.

Acesse o Acordo de Paris em português clicando aqui.

Acompanhe a cerimônia de assinatura do Acordo: detalhes aqui.

Acordo global sobre mudança do clima é adotado em Paris

12 de dezembro de 2015

Momento do acordo durante a COP21. Foto: UNFCCC

Momento do acordo durante a COP21. Foto: UNFCCC

Foi adotado por consenso neste sábado, 12 de dezembro, em Paris, um novo acordo global que busca combater os efeitos das mudanças climáticas, bem como reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O documento, chamado de Acordo de Paris (acesse aqui), foi ratificado pelas 195 partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e pela União Europeia, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21). Um dos objetivos é manter o aquecimento global “muito abaixo de 2ºC”, buscando ainda “esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais”.

O texto final determina, no que diz respeito ao financiamento climático, que os países desenvolvidos deverão investir 100 bilhões de dólares por ano em medidas de combate à mudança do clima e adaptação em países em desenvolvimento.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o Acordo de Paris marca um momento decisivo de transformação para reduzir os riscos da mudança climática. “Pela primeira vez, cada país do mundo se compromete a reduzir as emissões, fortalecer a resiliência e se unir em uma causa comum para combater a mudança do clima. O que já foi impensável se tornou um caminho sem volta”, disse Ban.

“O Acordo de Paris prepara o terreno para o progresso na erradicação da pobreza, no fortalecimento da paz e na garantia de uma vida de dignidade e oportunidade para todos”, acrescentou o chefe da ONU.

Acesse o documento final da COP21 em http://bit.ly/1lE9New

Confira o documento de “Perguntas e Respostas” sobre o resultado final da COP21, o Acordo de Paris: http://bit.ly/1PjxynI

Outros detalhes da negociação em http://bit.ly/1lE9S1M

Vídeos

Acompanhe ao vivo: http://unfccc6.meta-fusion.com/cop21

Confira as perguntas e respostas sobre a Conferência do Clima de Paris em nacoesunidas.org/cop21/faq

Acesse todas as notícias sobre o tema em nacoesunidas.org/tema/ods13

Confira o blog da COP21, em inglês, clicando aqui.

Outras informações da ONU (em inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês): www.un.org/sustainabledevelopment/cop21 e em http://newsroom.unfccc.int/paris