Coordenador executivo do Programa de Voluntários das Nações Unidas participa de eventos no Brasil

Richard Dictus reforça a importância do voluntariado para o desenvolvimento de um país e para a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Voluntariado da ONU no Haiti. Foto: PNUD

Voluntariado da ONU no Haiti. Foto: PNUD

Na última semana, o coordenador executivo do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), Richard Dictus, participou de eventos em São Paulo e Brasília.

Dictus comemorou a colaboração da sociedade civil brasileira para o voluntariado e chamou a atenção do país para a relação do voluntariado com o desenvolvimento de uma nação e para a experiência profissional adquirida por jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Um dos eventos — o I Encontro de Gestores sobre o Voluntariado — teve como tema principal a importância do voluntariado, especialmente no Brasil, e os novos compromissos assumidos na área. O encontro aconteceu na última quarta-feira (26), em São Paulo, e contou com a presença de Dictus.

“Nós tivemos um ótimo evento, com a presença de vários gestores que estão comprometidos com o SP Voluntário”, resumiu Dictus. “Nós vimos a enorme dinâmica que isso cria quando a sociedade civil começa a colaborar com o voluntariado. E nada disso seria possível sem o apoio do PNUD”, finalizou.

“Apoiar as ações de voluntariado é essencial para a melhoria da qualidade de vida dos nossos habitantes. O voluntariado no Brasil, especialmente no estado, tem um impacto muito importante sobre este desenvolvimento”, disse o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rogério Hamam, durante o encontro. “Nós temos a intenção de ampliar, desenvolver e capacitar o voluntariado no poder público, onde entendemos que havia a falta de um braço que abraçasse a causa.”

O coordenador executivo do VNU também visitou a sede do PNUD em Brasília, localizada na Casa da ONU, no Setor de Embaixadas Norte. Lá, se encontrou com voluntários brasileiros e representantes de diversas agências da ONU no Brasil para discutir e apresentar a situação do voluntariado dentro do Sistema das Nações Unidas.

Saiba mais clicando aqui.