Ouvidoria da ONU no Brasil

Bem-vinda(o) à ouvidoria das Nações Unidas no Brasil.

Abaixo, destacamos algumas das dúvidas frequentes que já possuem informações que podem ser úteis. Avalie cada uma delas com atenção para verificar se sua demanda se enquadra em alguma. As demandas já contempladas não serão respondidas.

Como posso trabalhar ou estagiar na ONU?

Em nosso website é possível encontrar os links com todas as informações sobre trabalho, vagas disponíveis na ONU no Brasil e voluntariado: www.nacoesunidas.org/vagas. Esta seção já possui informações completas sobre como trabalhar nas Nações Unidas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Como e quando realizar denúncias de violações de direitos humanos?

As Nações Unidas possuem um procedimento para a realização de denúncias de violações de direitos humanos. No entanto, é preciso ficar claro que estas denúncias só devem ser feitas quando estiverem esgotados todos os recursos jurídicos no país de origem da denúncia.

Antes de submeter sua denúncia, o autor deve procurar órgãos como conselhos e comissões de direitos humanos locais, regionais ou nacionais, defensorias públicas, secretarias de promoção dos direitos humanos, corregedorias ou o Ministério Público nos níveis estadual ou federal. O Brasil possui, por exemplo, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (acesse em www.humanizaredes.gov.br e www.mdh.gov.br/mdh/informacao-ao-cidadao/disque-100). O Senado Federal do Brasil também preparou um guia sobre cada órgão e tipo de denúncia, acesse em http://bit.ly/1ZpsAXs; Estes órgãos devem ser procurados antes de recorrer a organismos internacionais.

Adicionalmente, o Ministério Público Federal alerta que postagens na Internet de cunho discriminatório ou racista é crime. Para denunciar, basta indicar a URL da página com o print da tela ou número de WhatsApp de origem na Sala de Atendimento ao Cidadão: http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac. Se o conteúdo estiver na web, você também pode denunciar a URL, de forma anônima, no formulário da ONG SaferNet Brasil: www.denuncie.org.br.

No âmbito da ONU, os procedimentos para denunciar violações de direitos humanos estão disponíveis em nacoesunidas.org/direitoshumanos/denuncias

Como minha empresa pode prestar serviços à ONU?

Saiba mais como participar de editais por meio do link www.nacoesunidas.org/acao/empresas

O Portal de Licitações da ONU Brasil apresenta oportunidades de licitações, bem como informações relevantes relacionadas aos processos licitatórios em andamento e seus respectivos resultados. Acesse em https://nacoesunidas.org/vagas/licitacoes

Como posso ser voluntário das Nações Unidas?

Saiba mais sobre o Programa de Voluntários da ONU em www.nacoesunidas.org/onu-no-brasil/unvpnud e saiba como ser um voluntário em www.nacoesunidas.org/vagas/voluntariado

Para se comunicar com a ONU no Brasil, favor utilizar o formulário abaixo ou o email faleconosco@onu.org.br

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone com DDD/DDI

Assunto

Mensagem

Gostaria de receber nosso boletim quinzenal?
SimNão