Consulta popular permite que brasileiros enviem opinião sobre futuro das cidades à Conferência da ONU

Através da plataforma Participa Brasil é possível enviar colaborações e informar-se sobre encontros para a elaboração do documento do país para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável.

Brasileiros podem agora influir sobre as políticas que regerão o futuro das cidades. Através da Plataforma online Participa Brasil é possível contribuir para a redação do Relatório Nacional do Brasil, o documento oficial da nação que colaborará para o debate na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável (Habitat III), que será realizada em Quito, Equador, em 2016. A Habitat III pretende promover um novo modelo de desenvolvimento urbano que servirá como orientação para os países nos próximos 20 anos, que permita a integração de todas as facetas do desenvolvimento sustentável, incentivando equidade, bem-estar e prosperidade compartilhada.

Para assegurar a construção de um documento que tome em conta a participação social, até o dia 05 de abril serão disponibilizadas no site ferramentas de consulta pública, bem como será organizado um seminário nacional e proposto outras atividades atividades, por meio dos Conselhos de Cidades e iniciativas das organizações sociais e governos locais.

Esta é uma iniciativa do do Ministério das Cidades em parceria com o ConCidades e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). As ações propostas seguem as recomendações do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para a preparação dos países rumo ao Habitat III, tendo como objetivo a apresentação de considerações e propostas sobre as questões urbanas atuais e principais desafios para o futuro das cidades do país valorizando a participação popular.