Conselho de Segurança estende mandato da missão da ONU no Afeganistão

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O Conselho de Segurança da ONU estendeu até março de 2018 o mandato da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA). O órgão destacou o papel da missão política em apoiar um processo de paz inclusivo e liderado pelo país.

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU / JC McIlwaine

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU / JC McIlwaine

O Conselho de Segurança da ONU estendeu até 17 de março de 2018 o mandato da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA). O órgão destacou o papel da missão política em apoiar um processo de paz inclusivo e liderado pelo país.

A resolução foi adotada na sexta-feira (17) por unanimidade. O Conselho também pediu ao secretário-geral que conduzisse uma revisão estratégica da UNAMA e informasse os resultados até julho deste ano. O objetivo é garantir um apoio eficaz à Missão.

No que diz respeito aos direitos humanos, o Conselho pediu ações contínuas para fortalecer a proteção de crianças afetadas por conflito armado.

O órgão também reiterou a importância de acelerar a criação de um sistema de justiça justo e transparente.

Nesse sentido, os 15 membros do Organismo da ONU sublinharam a importância de garantir o acesso das organizações competentes a todas as prisões e locais de detenção no Afeganistão.


Comente

comentários