Conselho de Segurança da ONU discute desafios para Missões de Paz

Para Comandante da MONUSCO, General Chander Prakash, “o ambiente de paz está se tornando cada vez mais complexo e desafiador”.

Conselho de Segurança da ONU discute desafios para Missões de Paz (ONU / Devra Berkowitz) O Conselho de Segurança da ONU recebeu na quarta-feira (20/06) comandantes das Missões de manutenção da paz das Nações Unidas em todo o mundo para uma avaliação das atividades. Atualmente são 120 mil militares, policiais e funiconários civis servindo em 17 missões da ONU pelo mundo, como resultado de parceiria entre os Estados-Membros, Secretariado da ONU, organizações regionais, entre outros.

“O ambiente de paz está se tornando cada vez mais complexo e desafiador e está sob crescente escrutínio”, disse o Comandante da Força da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), General Chander Prakash, acrescentando que a protecção dos civis requer força de paz que seja ágil, opere em terrenos difíceis e em situações de risco e exigência.

“Nem todos os contingentes encontram-se otimizados para ser capaz de efetivamente atuar nesse tipo de cenário por razões de treinamento, equipamento e mesmo condições mentais”, acrescentou. “Alguns soldados ainda chegam com uma mentalidade e concepção da manutenção da paz ser um tranquilo passeio operacional.”