Conhecimento sobre HIV é maior entre mulheres com renda mais elevada, diz UNAIDS

O acesso universal a uma educação sexual abrangente e de qualidade é crucial, especialmente para os jovens. Em muitos países, os níveis de conhecimento abrangente e correto do HIV entre as adolescentes e mulheres são baixos, mas tendem a ser mais baixos entre aquelas que vivem na pobreza e com níveis mais baixos de educação.

Foto: Logan Abassi/ONU

O acesso universal a uma educação sexual abrangente e de qualidade é crucial, especialmente para os jovens. Permite que os jovens sejam empoderados para tomar decisões coerentes enquanto exploram sua sexualidade e relacionamentos.

Isso os ajuda a adquirir as habilidades e os valores de respeito mútuo, tolerância, igualdade de gênero e não-violência, e os oferecem o conhecimento necessário para proteger sua saúde e seu bem-estar de maneira mais eficaz.

Os níveis de conhecimento sobre o HIV variam entre países, dependendo do contexto nacional e local, geralmente estão associados a desigualdades sociais e econômicas.

Em muitos países, os níveis de conhecimento abrangente e correto do HIV entre as adolescentes e mulheres são baixos, mas tendem a ser mais baixos entre aquelas que vivem na pobreza e com níveis mais baixos de educação.

Os níveis de conhecimento também são mais baixos entre as mulheres que vivem em zonas rurais do que entre as que vivem em áreas urbanas.

Veja mais detalhes no gráfico abaixo: