Congresso da OMS analisará a aplicação das tecnologias de informação e comunicação em saúde

IX Congresso de Ciências de Informação Regional de Saúde, organizado pela OPAS/OMS e BIREME, acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro, em Washington.

Profissionais de saúde e de informação em ciências da saúde irão participar do IX Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9), organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde, pela Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Centro Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (BIREME), entre os dias 22 e 24 de outubro, na sede da Organização Pan-Americana na capital dos EUA, Washington.

Sob o tema “eSaúde: aproximando-se do acesso universal à saúde”, os participantes irão compartilhar experiências e trocar informações sobre programas, projetos, sistemas e redes de informação e comunicação sobre a saúde e ciência na região. Também serão discutidos assuntos relevantes para a saúde pública, divididos em cinco subtemas: informações para a tomada de decisão em saúde, estratégias e políticas públicas, tecnologias de informação e comunicação, telessaúde e capacitação.

A eSaúde pode contribuir para o desenvolvimento sustentável dos sistemas de saúde ao melhorar o acesso e a qualidade dos serviços, a partir do uso de tecnologia da informação e comunicações (TIC). Alguns componentes desta área são o prontuário eletrônico, a telessaúde (incluindo telemedicina), o mSaúde (ou saúde para dispositivos móveis), o aprendizado online (incluindo treinamento ou ensino a distância), a educação continuada em tecnologia de informação e comunicação e a padronização e interoperabilidade entre diferentes tecnologias e aplicações de software para troca de dados de forma eficaz, precisa e robusta.

O evento será precedido, nos dias 20 e 21 de outubro, pela 6ª Reunião da Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS6), cujo tema também será eSaúde. A reunião será um fórum para troca de experiências de sala de aula e conhecimentos entre a rede de instituições produtoras, intermediárias e usuários de informações técnicas sobre saúde da BVS. Em três grupos de trabalho, os participantes irão discutir gestão e colaboração redes, produtos e serviços de informação da BVS, tecnologia e interfaces.

As principais atividades serão transmitidas por livestream. Clique aqui para mais informações.