Conflito em cenários plurais e democráticos é tema de seminário da UNESCO

O seminário será ministrado pelo Prof. Dr. Wolfgang Dietrich, detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz na Universidade de Innsbruck, na Áustria, nos dias 31 e 01 de novembro, em São Paulo.

Compreensão diferenciada dos conflitos e aplicação de métodos eficientes para trabalhar com eles são os objetivos do seminário ‘Teoria e Prática do Conflito: Como lidar com ele em cenários plurais e democráticos’. O evento, que acontecerá nos dias 31 de outubro e 01 de novembro em São Paulo (SP), é promovido pela organização Palas Athena. O curso será ministrado pelo professor doutor Wolfgang Dietrich, detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz na Universidade de Innsbruck, na Áustria.

O seminário prevê distinguir três aspectos – a resolução de conflitos; a transformação prescritiva de conflitos e a transformação de conflitos por elicitação, ou seja, através da conexão com o saber tradicional e cultural de solução de conflitos que já se encontra latente na própria comunidade onde o conflito emerge.

Até que ponto o conflito é um aspecto constitutivo de uma sociedade aberta, democrática e plural? Já que a pluralidade é um termo chave – tanto para a nação-estado moderna e sua compreensão da democracia, quanto para as interpretações pós-modernas da paz – o seminário promoverá a reflexão sobre a relação entre a habilidade social de transformar conflitos de modo não violento e sua compreensão da democracia.

Hoje convivem concepções das filosofias moderna, pós-moderna, transracional (aquela que reconhece o anseio de transcendência como traço inconfundível da humanidade), e cada uma delas oferece caminhos para lidar com a diversidade. Quais podem auxiliar as pessoas para um entendimento contemporâneo de democracia?

O seminário combina teoria e prática através de desafios interativos e partilha de experiências que viabilizam a ampliação da compreensão e igualmente a aquisição das habilidades e competências para o uso cotidiano nos cenários privados e públicos, em relações interpessoais, intergrupais, interculturais e transracionais.

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. Wolfgang Dietrich, detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz na Universidade de Innsbruck, na Áustria, é diretor do Programa de Mestrado em “Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais” na mesma universidade.

É membro da Austrian UNESCO Commission e professor visitante no Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Viena, no Centro de Estudos de Paz e Desenvolvimento da Universidade de Castellón, na Espanha, e na Universidade das Nações Unidas para a Paz, na cidade de Colón, na Costa Rica.

Entre suas obras destacamos The Pelgrave International Handbook of Peace Studies: A Cultural Perspective (Manual Internacional do Pelgrave de Estudos para a Paz: Uma Perspectiva Cultural), considerada referência mundial para estudos contemporâneos sobre democracia, pluralidade cultural e estudos sobre a paz.

Informações:

Palas Athena
Tel (11) 3266-6188 – contatocef(at)palasathena.org.br
http://www.palasathena.org.br