Confira o boletim da ONU Brasil #227

Edição de 22 de janeiro de 2016.

Visualize o boletim também em http://www.nacoesunidas.org/boletim227

Boletim quinzenal da ONU

 

Na Casa da ONU Brasil, Leonice Tupari (na terceira fila, primeira da esquerda para a direita) encontra companheiras do projeto Voz das Mulheres Indígenas. Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

Iniciativa da ONU Mulheres identifica pautas das mulheres indígenas no Brasil

“O nosso recado é que não vamos e não podemos abrir mão dos direitos. Não vamos abrir mão da nossa terra”, afirma Sofia Guadajajara, integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, do povo Tenetehara, à ONU Mulheres.

 

EspacoODS_LOGO

Centro da ONU no Rio lança espaço de mobilização dos jovens para o desenvolvimento sustentável

O #EspacoODS incentiva os jovens a levarem o tema da sustentabilidade para o dia a dia e planejarem em conjunto como participar da implementação dos ODS.

 

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Proteção de grupos vulneráveis é um dos destaques entre as metas da ONU para 2016, segundo Ban Ki-moon

Em reunião da Assembleia Geral, chefe da Organização também enfatiza a prevenção à formação de grupos extremistas, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável e manutenção da paz.

 

Ghinwa, 7, e seu irmão Alaa, 11, vivem em um acampamento informal em Al-Khalidia Al-Khamisa em Homs, na Síria. Foto: UNICEF/UN06843/Sanadiki

ONU e 120 organizações humanitárias pedem à população mundial união pelo fim do conflito sírio

O convite se direciona a governos e cidadãos para que reivindiquem o cessar-fogo definitivo na Síria e fim do sofrimento para a população que permanece no país e para as quase 4,6 milhões de pessoas forçadas a deixar a nação.

 

Mãe síria Fatma e sua filha Farah, sentadas ao lado do vice-governador da província de Gaziantep, Halil Uyumaz, seu marido Ahmed e Felippo Grandi no campo de refugiados Nizip II, na Turquia. Foto: ACNUR/ E.Gürel

Em sua primeira missão, chefe do ACNUR elogia Turquia pelo acolhimento de 2,5 milhões de sírios

Novo alto comissário da ONU para os refugiados, Filippo Grandi visitou vários campos de refugiados próximo à fronteira síria. Turquia é hoje o país que mais hospeda refugiados no mundo.

 

Profissionais do Programa Mais Médicos em Breves, no sudoeste da Ilha de Marajó. Foto: OPAS

OPAS: Na Ilha de Marajó, população ribeirinha é atendida por cubanos do ‘Mais Médicos’

A secretária municipal de Saúde de Breves, Jucineide Alves Barbosa, destacou que a permanência dos médicos na região sempre foi difícil. Com a chegada dos participantes do programa Mais Médicos, no entanto, este cenário mudou.

 

Foto: UNFPA Brasil/Erick Dau

Decisões bem informadas sobre gravidez são essenciais contra vírus zika, destaca UNFPA

Fundo de População das Nações Unidas no Brasil ressalta que mulheres e casais têm o direito a ter acesso a informações sobre o vírus, formas de transmissão e prevenção, bem como os riscos relacionados às malformações congênitas, como a microcefalia, para que possam tomar decisões informadas e embasadas em evidências científicas.

 

A lista permite que parteiras e enfermeiras confiram se todos os passos foram tomados para evitar mortes evitáveis de grávidas, no pós-parto e dos recém-nascidos. Foto: OPAS

Zika e gravidez: OPAS/OMS tira dúvidas sobre a relação entre o vírus e a microcefalia

Para facilitar a compreensão sobre esta doença e suas consequências, principalmente para as grávidas, a OPAS/OMS preparou um guia de perguntas e respostas.

 

Foto: Portal Bras

OPAS/OMS publica atualização epidemiológica após aumento de síndrome de Guillain-Barré nas Américas

Desde o ano passado, 18 países e territórios das Américas confirmaram a circulação autóctone do vírus zika. Aumento de anomalias congênitas da síndrome de Guillain-Barré e outras manifestações autoimunes onde a zika se manifesta levou a agência da ONU a atualizar seu quadro para região.

 

A previsão é de que o médico Michel Almeguer Riveron permaneça até março de 2017 trabalhando no país. Foto: OPAS

OPAS: Programa Mais Médicos permite que reserva indígena no Pará tenha médico exclusivo

O cacique da aldeia, Jakamiramé Assurini, afirmou que a presença do médico ajudou a diminuir os índices de mortalidade entre os indígenas através dos cuidados de saúde e acesso a remédios.

 

Manifestação pelo Dia Mundial de Combate à AIDS, em Brasília em 2007. Foto: Agência Brasil

Vice-chefe do UNAIDS destaca papel do Brasil no combate ao HIV

Em entrevista à Rádio ONU em português, o vice-diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, Luiz Loures, destacou o papel inovador do Brasil no combate à epidemia e apostou na liderança do país como exemplo para a comunidade internacional.

 

Diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner. Foto: PNUMA

Diretor executivo do PNUMA destaca papel do sistema financeiro em Ano do Financiamento Verde

Em evento em Londres, Achim Steiner sublinou a “revolução silenciosa” das instituições financeiras, que começam a alterar seu eixo gravitacional ao incorporar soluções mais sustentáveis.

 

Foto: Flickr/husin.sani (cc)

Banco Mundial: Aumenta o número de jovens homens que não trabalham nem estudam na América Latina

Os números absolutos mais elevados de “nem-nem” são encontrados no Brasil, na Colômbia e no México. A grande maioria, mais de 70%, vive nas cidades e tem baixo nível educacional.

 

Foto: Unicef Senegal

No Senegal, Centro de Excelência da ONU promove treinamento sobre avaliação de custos da alimentação escolar

Representantes da equipe do Centro em Brasília viajaram a Dacar para ministrar a formação. Objetivo é apoiar o país no desenvolvimento de um programa nacional de alimentação escolar.

 

Criança adquire refeição em campo do Programa Mundial de Alimentos, na Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul (SNNPRS), na Etiópia. Foto: PMA / Silvanus Okumu

Seminário na Etiópia debate iniciativas de programa contra a fome apoiado pelo Brasil e a ONU

Brasil integra o PAA África, que combina a compra de alimentos de produtores locais e familiares com o fortalecimento da alimentação escolar. Na Etiópia, dez mil alunos já foram beneficiados.

 

Crianças quilombolas. Foto: Flickr/ Dasha Gaian (CC)

PNUD: Erradicação da pobreza garante desenvolvimento e inclusão social no Brasil

Em entrevista exclusiva ao PNUD, especialistas apontam caminhos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Proteção social, das pessoas e do meio ambiente são condições vitais para esta conquista.

 

No Brasil, a região metropolitana de São Paulo conta hoje com o maior número de habitantes – 21 milhões – distribuídos em 39 municípios. Foto: Flickr/Andre Deak (cc)

Estatuto da Metrópole completa um ano com seminário sobre planificação metropolitana

Organizado pelo Ministério das Cidades e ONU-Habitat, o evento promoveu o intercâmbio entre representantes de diversos países para a coordenação de políticas públicas e coordenação do desenvolvimento econômico, integração e urbanização sustentável entre os municípios localizados em uma mesma região metropolitana.

 

Produtos do Vietnã chegam ao porto Phnom Penh Autonomous na província de Kandal, no Camboja. Foto: Banco Mundial/Chhor Sokunthea

ONU: Fluxo global de Investimento Direto Estrangeiro no Brasil apresenta queda de 23%

Apesar do desempenho negativo brasileiro, fluxo aumentou no resto do mundo. Crescimento foi atribuído à onda de fusões transnacionais e aquisições.

 

Foto: Secom SP/Fabio Arantes

OIT: Desemprego global projetado para aumentar em 2016 e 2017

Apesar da queda dos níveis de desemprego em algumas economias desenvolvidas, uma nova análise mostra que a crise global de empregos não deve acabar, especialmente nas economias emergentes.

 

Exportações brasileiras aumentaram em 2015 por conta da depreciação do real. Apesar do crescimento, a desvalorização dos preços de commodities, como minério, cobre, ferro e soja, prejudicou lucro do país obtido com vendas para o exterior. Imagem do Porto de Paranaguá. Foto: Imprensa / GEPR

Banco Mundial prevê crescimento modesto entre emergentes e ressalta conjuntura econômica do Brasil

Banco Mundial prevê recessão de 2,5% para o Brasil em 2016, após um ano turbulento, em que escândalos na Petrobras, ajuste fiscal e inflação alta afastaram investidores e desvalorizaram o real. Desempenho negativo tem repercussão regional.

 

Foto: Flickr/percursodacultura (cc)

Centro Rio+ mostra que sustentabilidade é um bom negócio

O diretor do Centro RIO+, Romulo Paes de Sousa, explica as perspectivas para o desenvolvimento sustentável com a entrada em vigor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em janeiro de 2016 e o importante papel que as empresas e consumidores podem adotar na construção de um futuro melhor para a população e o planeta.

 

Participante de Fórum da Juventude na sede da ONU, em 2015. Foto: ONU/Loey Felipe

Concurso de redação da ONU sobre multilinguismo e cidadania seleciona 70 universitários

Concurso vai selecionar ensaios que debatam papel que a habilidade multilíngue pode desempenhar na promoção da cidadania global e do entendimento cultural. Vencedores participarão de Fórum Global de Juventude do Impacto Acadêmico da ONU, em julho, em Nova York, com tudo pago. Redação deve ser em um idioma oficial da ONU; prazo é dia 31 de março.

 

onumulheres

ONU Mulheres seleciona organizações para Grupo Assessor da Sociedade Civil; prazo é 11 de fevereiro

Resultado da seleção será anunciado em março de 2016. A composição do Grupo Assessor garante a representação da diversidade das mulheres no Brasil – incluindo diversidade regional – e das perspectivas de desenvolvimento.

 

Escritório de Direitos Humanos da ONU solicita contribuições para estudo sobre saúde e povos indígenas. Foto: Agência Brasil

Escritório de Direitos Humanos da ONU pede contribuições de povos indígenas sobre direito à saúde

Contribuições poderão ser enviadas para alimentar o estudo do mecanismo de especialistas sobre os direitos dos povos indígenas por meio do correio eletrônico expertmechanism@ohchr.org até o dia 29 de fevereiro de 2016. Conclusão do estudo será apresentada no Conselho de Direitos Humanos.

 

Foto: UNAIDS

Abertas as nomeações do Prêmio Red Ribbon para homenagear lideranças comunitárias em Aids

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e parceiros da sociedade civil, em colaboração com os organizadores da 21ª Conferência Internacional sobre a Aids, lançaram a convocação para a distinção, que fornecerá 10 mil dólares ao vencedor. Prazo de inscrição termina em 14 de fevereiro.

 

Crianças usam laptops para estudar em uma escola em Kigali, Ruanda. Foto: Flickr/cellanr (cc)

UNESCO abre inscrições para Semana do Aprendizado por meio de Tecnologias Móveis

Evento acontecerá na sede da Organização em Paris entre 07 e 11 de março e contará com quatro eventos principais, incluindo um encontro virtual.

 

Foto: ONU/DB

UNESCO abre inscrições até 29 de fevereiro para prêmio de promoção da tolerância e da não violência

O objetivo do prêmio UNESCO-Madanjeet Singh é reconhecer indivíduos, instituições, entidades ou organizações não governamentais que contribuíram para a promoção da tolerância e da não violência. Vencedores receberão 100 mil dólares.

 

Luis Fernando cita exemplo de premiados como o projeto Rebimar, que utiliza recifes artificiais para auxiliar na recuperação da biodiversidade marinha. Crédito: Flickr Adrenailha/CC.

Vídeo do PNUD destaca iniciativas positivas brasileiras ganhadoras do Prêmio ODM

A série Parceiros dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em ação traz esse mês entrevistas com os técnicos de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), uma das instituições envolvidas na premiação.

 

Foto: ONU

VÍDEO: Nos bastidores nas Nações Unidas

O que acontece nos bastidores das Nações Unidas enquanto líderes globais fazem História em uma das sessões mais importantes da Assembleia Geral da ONU. Este novo vídeo exibe cenas nunca antes vistas com Ban Ki-moon, Papa Francisco, David Beckham, Shakira, Angélique Kidjo, Malala e muitos mais, com música de Gary Clark Jr.

 

Year_in_Review_2015

Assista à retrospectiva 2015 das Nações Unidas

2015 foi um ano de momentos triunfantes e imagens assustadoras. A Retrospectiva das Nações Unidas 2015 lembra mais uma vez os enormes desafios que a Organização enfrentou no seu 70º aniversário.

 

 

FacebookTwitterGoogle+Cadastro

Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.nacoesunidas.org/vagas/brasil

Leia mais em www.onu.org.br e acesse nossas redes em www.nacoesunidas.org/redes

Para não receber mais, peça para remover. Para se inscrever, clique aqui. Para edições anteriores, clique aqui.