Conferência do ‘Ano Internacional das Florestas 2011’ acontece em São Paulo

Com o tema ‘Florestas, tão longe, tão perto’, representantes das Nações Unidas e do setor privado discutirão a importância da preservação das florestas no dia 3 de junho.

Conferência do ‘Ano Internacional das Florestas 2011’ acontece em São PauloCom o tema ‘Florestas, tão longe, tão perto’, representantes das Nações Unidas e do setor privado discutirão a importância da preservação das florestas no dia 3 de junho.

São Paulo, maio de 2011 – As ações que estão sendo desenvolvidas durante o Ano Internacional das Florestas no Brasil (AIF) serão apresentadas em uma Conferência que acontecerá na próxima sexta-feira (03), em São Paulo. A realização é do Instituto Humanitare – entidade que visa aproximar as Nações Unidas da sociedade civil, com a parceria do HSBC Bank Brasil. A programação, que tem início às 12h00 e seguirá até as 19h00, contará com a presença de Jan McAlpine, Chefe do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas e Diretora da Divisão das Nações Unidas sobre Florestas e de Cristina Montenegro, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, além de representantes do governo, empresas, sociedade civil e representantes da entidade mundial. O objetivo do encontro é promover um debate entre várias esferas da sociedade sobre a importância do impacto das florestas em nossas vidas e de sua preservação, assim como despertar os valores do desenvolvimento sustentável e dos temas ligados à Década da Biodiversidade (2011 a 2020) no AIF.

“Nós temos a nossa saúde física, econômica e espiritual ligada à saúde de nossos ecossistemas florestais”, observou Jan McAlpine. “Ao longo de 2011, vamos comemorar esse relacionamento intrincado de interdependência entre as florestas e as pessoas”, disse.

A agenda contará com o lançamento do ‘Festival Internacional de Filmes de Florestas’ da ONU, e terá a participação da Diretora Mundial do projeto, Lisa Samford. Os vencedores foram selecionados entre mais de 160 filmes, provenientes de cerca de 30 países, e divididos em seis categorias: ‘Esta é Minha Floresta’, ‘Florestas Vivas’, ‘Problemas e Soluções’, ‘Floresta Herói’, ‘360º Todas as Coisas da Floresta’ e Curtas. Os filmes serão exibidos na Cinemateca Brasileira nos dias 04 e 05 de junho.

Durante a Conferência também será lançado o Projeto MudaRock, que tem como objetivo apoiar, por meio do engajamento de artistas do rock brasileiro, a campanha “Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores”, que visa o plantio de um milhão de árvores nativas no Brasil.

Destaca-se ainda na programação do evento o Painel Corporativo: “Consequências e Soluções. O que as empresas estão fazendo para proteger as Florestas?”, com a participação das corporações que se mobilizam pelo meio ambiente.

Ano Internacional das Florestas

2011 foi declarado o Ano Internacional das Florestas pela Assembleia Geral da ONU para aumentar a conscientização sobre a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas. Apresentando as histórias de sucesso sobre o papel central das pessoas na luta contra os desafios que enfrentam muitas das florestas do mundo, o Ano fornece uma plataforma para trazer as vozes das pessoas entre si e galvanizar a ações para as florestas do mundo.

Segundo dados da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), as florestas cobrem cerca de 31% da área total do planeta. Isso representa cerca de quatro bilhões de hectares. Ao mesmo tempo, a FAO estima que 13 milhões de hectares de florestas do mundo são perdidos a cada ano, principalmente devido ao desmatamento da conversão de florestas para outros usos.

Pelo menos 1,6 bilhão de pessoas depende das florestas para sua subsistência diária e as necessidades de subsistência. As florestas são o lar de mais de 60 milhões de pessoas, principalmente para comunidades locais e indígenas.

Confira a Programação da Conferência do ‘Ano Internacional da Floresta’:

12h00 – Coletiva de imprensa

13h30

Almoço e Abertura Oficial
Ato Simbólico pelas Florestas
Dotação do Embaixador do Ano Internacional das Florestas no Brasil

14h30 – Conferência Internacional “Florestas: tão longe ou tão perto?”

Conferencista Master
Jan McAlpine – Diretora da Divisão das Nações Unidas para as Florestas e Chefe do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas (UNFFF)

16h45 – Painel Corporativo “Consequências e Soluções. O que as empresas estão fazendo para proteger as Florestas?”

16h45 – Encontro de blogueiros “A importância da mídia e das redes sociais na conscientização da preservação das Florestas e do Planeta” (programação paralela)

18h00 – Coquetel

Lançamento U.N. Forest Wall e Abertura do Festival Internacional de Filmes de Florestas da ONU

19h00 – Lançamento do Projeto MudaRock

Serviço

Data: 03 de junho – das 12h00 às 19h00

Local: Clube Hebraica – Rua Hungria, 1.000 – Jardim Paulistano – São Paulo

Mais informações e inscrições: http://www.humanitare.org/florestas

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA (até o dia 1º de junho):

Agência Ideal
Milla Delfino – milla.delfino@agenciaideal.com.br
Telefones: (11) 3035-2163