Conferência da ONU discute empoderamento feminino frente às questões ambientais

O objetivo é aumentar a redução da vulnerabilidade das mulheres a desastres naturais e mudanças climáticas e enfatizar o seu potencial na construção de comunidades resilientes.

Mulher caminha através de um mercado inundado em Porto Príncipe, no Haiti. Foto: MINUSTAH/Logan Abassi

Mulher caminha através de um mercado inundado em Porto Príncipe, no Haiti. Foto: MINUSTAH/Logan Abassi

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) e seus parceiros estão organizando a Conferência sobre Dimensões de Gênero para Serviços de Clima e de Tempo. O evento de três dias será realizado a partir da próxima quarta-feira (05) em Genebra (Suíça), sede da entidade. O objetivo da iniciativa é garantir o aumento dos esforços para reduzir a vulnerabilidade feminina aos desastres naturais e às mudanças climáticas, além de enfatizar o potencial das mulheres na construção de comunidades resilientes.

Os principais assuntos da conferência serão a adaptação às mudanças climáticas, a redução do risco de desastres, o fornecimento de água e a segurança alimentar. Os métodos para atrair e promover a participação de cientistas mulheres nos campos da hidrologia e da meteorologia também serão objeto de discussão.

Entre os participantes do evento, estarão especialistas da área e representantes de agências da ONU, de instituições acadêmicas, da sociedade civil e de governos nacionais.