Confederação Brasileira de Handebol e ONU assinam acordo de cooperação

Acordo quer promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio do esporte.

Seleção brasileira de handebol. Foto: CBHb

Seleção brasileira de handebol. Foto: CBHb

O acesso ao esporte e a sua prática é um direito humano protegido em vários instrumentos internacionais. Seus princípios fundamentais – respeito aos competidores, trabalho em equipe e jogo limpo – contribuem para a qualidade de vida e a inclusão social. Por isso, o esporte é ferramenta indispensável para a promoção do desenvolvimento humano.

Nesse sentido, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) assinaram uma parceria para promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e futuramente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os que se referem a saúde, bem-estar e vida saudável. O acordo prevê também a promoção das atividades ligadas à plataforma Desenhado para o Movimento (Designed to Move) e a Rede do Esporte pela Mudança Social (REMS), que têm o desafio de formar e fortalecer o movimento do esporte como instrumento de desenvolvimento humano.

Para o presidente da CBHb, Manuel Luiz Oliveira, “é gratificante essa parceria com o Núcleo ODM da Paraíba e com o PNUD, pois acreditamos que, por meio do handebol, praticado principalmente nas escolas, teremos um melhor desenvolvimento socioeducativo de nossas crianças e jovens”.