Concurso de fotografia ‘Olhares da Juventude’ aborda a Rota da Seda

Jovens com menos de 26 anos do mundo todo podem se inscrever em concurso global de fotografias sobre a Rota da Seda, uma série de rotas interconectadas através do sul da Ásia que eram usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho.

O concurso é organizado por uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Década Internacional para a Reaproximação das Culturas (2013-2022).

Foto: Flickr/Shoichi Iwashita (CC)

Foto: Flickr/Shoichi Iwashita (CC)

Você está morando ou viajando ao longo do caminho da Rota da Seda? A história deste local te fascina? Você gostaria de se juntar a nós na promoção do diálogo, da diversidade e do desenvolvimento?

Caso as suas respostas sejam positivas, use a sua criatividade, se envolva e junte-se a nós no Concurso de Fotografia Olhares da Juventude sobre a Rota da Seda. Trata-se de um evento internacional aberto a todos e todas ao redor do mundo com menos de 26 anos de idade.

As Rotas da Seda eram uma série de rotas interconectadas através do sul da Ásia e eram usadas no comércio da seda entre o Oriente e a Europa.

O concurso foi organizado como um estudo visual e uma iniciativa educacional para promover o nosso patrimônio comum, a Rota da Seda. Participantes entre 14 e 25 anos que vivem ou viajam pela região estão convidados a compartilhar suas fotografias expressando sua criatividade e individualidade para destacar as significantes interações culturais herdadas da Rota da Seda.

As fotografias devem mostrar o Patrimônio comum da Rota da Seda por meio de quatro temas: Cultura, Monumentos, Paisagem e Pessoas. As contribuições serão examinadas por um júri internacional composto por pessoas renomadas e especializadas na área.

As inscrições para o concurso se encerram oficialmente em 15 de julho. São duas categorias distintas de vencedores: entre 14 e 17 anos; e entre 18 e 25 anos. Três vencedores serão selecionados de cada categoria em 30 de agosto.

Quem ficar em primeiro lugar receberá uma câmera profissional. Em segundo, uma câmera semi-profissional e, em terceiro, uma câmera digital de modelo padrão. Os vencedores também ganharão uma viagem com todas as despesas pagas para a cerimônia de premiação.

Uma exposição itinerante de cinquenta fotos que melhor representam o espírito do concurso será exibida em vários países. As fotografias também aparecerão em uma coleção profissional de imagens impressas.

A UNESCO encoraja todos e todas a participar do Concurso de Fotografia Olhares da Juventude sobre a Rota da Seda.

#UNESCOnaRotaDaSeda

Acesse o site oficial (em inglês) para mais informações: https://unescosilkroadphotocontest.org
Contato: silkroadsphotocontest@unesco.org

O concurso é organizado por uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do UNESCO Silk Roads Project e do UNESCO Youth Programme, e a Década Internacional para a Reaproximação das Culturas (2013-2022).