Exposição da ONU sobre refugiados da Palestina abre em Brasília nesta quinta-feira (07)

A partir do dia 7 de maio, Brasília recebe a exposição fotográfica “Uma Longa Jornada” no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. A mostra ficará aberta ao público, com entrada franca, até 27 de junho de 2015, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

Uma escola para meninas estabelecida pela UNRWA no campo de Qabr Essit, em Damasco, Síria. 1983. Foto: Munir Nasr/Arquivo UNRWA

Uma escola para meninas estabelecida pela UNRWA no campo de Qabr Essit, em Damasco, Síria. 1983. Foto: Munir Nasr/Arquivo UNRWA

“Uma Longa Jornada” – composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens – ficará exposta no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República até o dia 27 de junho e conta a história da prolongada crise de refugiados no Oriente Médio. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da UNRWA, o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

A exposição – que já foi montada em diversos lugares do mundo, como Roma, Jerusalém, Nova York e Marrocos – teve seu projeto no Brasil desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic, e mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua (Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria).

A iniciativa é uma parceira da UNRWA com o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, da Liga dos Estados Árabes no Brasil, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) e do Atelier Marko Brajovic.

Serviço

Exposição “Uma Longa Jornada”
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Setor Sul | Lote 02 | Esplanada dos Ministérios | Brasília -DF

A exposição ficará aberta ao público, com entrada franca, do dia 7 de maio ao dia 27 de junho de 2015, de terça a domingo, das 09h às 18h30.

Informações para a imprensa
UNIC Rio de Janeiro
Valéria Schilling/Gustavo Barreto
valeria.schilling@unic.org / barretog@un.org
21-22532211 | 21-982020171/21-981850582

Informações sobre a UNRWA
www.unrwa.org.br
www.facebook.com/UNRWABrasil