Reunião da Comissão de Narcóticos começa segunda-feira (9) na sede da ONU em Viena 

Entre os projetos de resolução em pauta estão a cooperação internacional na resposta às drogas sintéticas, bloqueio de fluxos financeiros e proteção de jovens e crianças das drogas ilícitas.

ComissionNarcotics

A situação mundial das drogas será abordada em uma série de reuniões e eventos durante a 58ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), a partir desta segunda-feira (09), na sede das Nações Unidas em Viena, Áustria. Durante os primeiros quatro dias, os delegados dos Estados-membros participarão de um segmento especial de preparação para a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas de 2016 sobre o problema mundial das drogas.

O encontro incluirá deliberações sobre as mudanças no âmbito do controle de substâncias, bem como os projetos de resolução. Para 2015, há 12 iniciativas em pauta que tratam assuntos que tão diversos como a cooperação internacional na resposta às drogas sintéticas até bloqueio aos fluxos financeiros ligados ao tráfico de drogas. Outro projeto de resolução diz respeito em como proteger jovens e crianças de drogas ilícitas e de novas substâncias psicoativas vendidas através da internet.

Sessenta e cinco eventos paralelos também ocorrerão durante a 58ª sessão, uma oportunidade que reflete a ampla discussão sobre o problema mundial das drogas e cobrem temas como a reforma do sentenciamento penal e alternativas à prisão; recuperação dos usuários de drogas; acesso a medicamentos opióides na Europa; usos indevidos de narcóticos por jovens; prevenção em âmbito familiar; mortes por overdose e cooperação judicial, entre outros.

A 58ª Sessão do CND reúne delegados dos Estados-membros, organizações intergovernamentais, a sociedade civil e os meios de comunicação para discutir diferentes abordagens e desenvolver formas mais eficazes para trabalhar em conjunto sobre as questões para combater o problema mundial das drogas.

Junte-se à discussão no Twitter, seguindo @UNODC @UNODCprt e usando a hashtag #CND2015.