Comissão da ONU que investiga direitos de palestinos e outros árabes em Israel visita Amã e Cairo

Comissão, que visitará dois países da região para ouvir diversos atores sociais, tem procurado anuência do governo de Israel para acessar os territórios ocupados – sem resposta.

Na imagem, Jerusalém Oriental. Foto: Benjamin Chun/Flickr

Na imagem, Jerusalém Oriental. Foto: Benjamin Chun/Flickr

A Comissão Especial das Nações Unidas responsável por investigar práticas israelenses que afetam os direitos humanos do povo palestino e outros árabes nos territórios ocupados irá realizar a sua visita de campo anual em Amã (Jordânia) e Cairo (Egito) entre os dias 1o e 8 de maio.

A Comissão Especial vai se encontrar com vítimas de violações, representantes de comunidades, testemunhas, organizações não governamentais israelenses e palestinas, funcionários do Egito, Jordânia e Palestina, além de representantes da ONU, para receber depoimentos e ouvir informes sobre uma série de questões de direitos humanos no território palestino ocupado e no Golã sírio ocupado.

Conforme estipulado no mandato, a Comissão tem procurado anuência do governo de Israel para acessar os territórios ocupados – sem resposta.

A Comissão Especial emitirá um comunicado de imprensa final da missão e, posteriormente, apresentará um relatório completo sobre sua missão e outras atividades durante o 71o período de sessões da Assembleia Geral da ONU.

Acesse o relatório da Comissão Especial do ano passado clicando aqui.