Começou hoje Seminário da UIT sobre serviços de ciência

Seminário de dois dia em Manta, no Equador, discutirá as chamadas da Rio+20 para iniciativas de monitoramento do clima, observação da Terra e partilha de informações sobre o clima e o espaço.

União Internacional de Telecomunicações (UIT)A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está realizando em Manta, no Equador, um seminário de dois dias sobre serviços de ciência e suas implicações regulatórias, técnicas e práticas.

O seminário, que foi aberto hoje (20), reúne equipe gerencial e técnica das autoridades de telecomunicações dos Estados envolvidos em questões de gestão do espectro na região das Américas. Ele também tem implicações para o espaço sideral, aéreo e marítimo e para as organizações meteorológicas, bem como para agências nacionais de emergência, de segurança e de aplicação de leis.

Como acompanhamento da recente Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Seminário da UIT em Serviços de Ciência está respondendo às chamadas para as iniciativas de monitoramento do clima e observação da Terra, a partilha de informações sobre o clima e previsão do tempo e sistemas de alerta precoce.

Ainda um campo restrito a um pequeno círculo de especialistas, a ciência e as tecnologias espaciais fornecem informações críticas que são fundamentais para preservar e melhorar a saúde do nosso planeta.

No evento, serão discutidos temas como radioastronomia, desenvolvimento de serviços de rádio relacionado aos sistemas de observação da Terra e gestão internacional de espectro para serviços de ciência.