Começa quinta-feira (21) reunião da ONU em Brasília para discutir planejamento e gestão pública

XIII Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe se realizará em Brasília, entre 21 e 22 de novembro de 2013.

A Comissão Econômica  para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas e o Governo do Brasil organizam  a  XIII Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe, que se realizará em Brasília, entre 21 e  22 de novembro de 2013.

A inauguração, que será presidida pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Miriam Belchior, e pela Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, ocorrerá na quinta-feira, 21 de novembro, na sede do Ministério do Planejamento, à partir das 14h.

Durante a conferência serão apresentados os principais resultados dos Diálogos Ministeriais de Planejamento, uma iniciativa da CEPAL, através da qual está se colhendo informação dos Ministérios dessa área sobre o estado atual dos sistemas nacionais de planejamento do desenvolvimento.

As autoridades também debaterão sobre a construção de visões de futuro para uma região coesa e com avanços significativos na redução das desigualdades e da pobreza.

Após o término da conferência se iniciará o Conselho Regional de Planejamento (CRP),  na sexta-feira, 22 de novembro, às 14h, no qual ministros e diretores de departamentos de planejamento da região debaterão sobre o planejamento como uma ferramenta capaz de articular diversos atores e de garantir a governança do desenvolvimento.

Durante o CRP, órgão intergovernamental que rege o Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) da CEPAL, também serão trocadas experiências sobre a gestão das políticas públicas, assim como suas dimensões regional, nacional e territorial em aspectos como a melhoria da infraestrutura econômica e social para o desenvolvimento e a integração da América Latina e do Caribe.

O encontro busca ratificar a necessidade de planejar o desenvolvimento a partir das realidades de cada país, mas pensando em uma região integrada capaz de desenvolver dinamismo próprio.

 

Serviço

Para consultas e solicitar entrevistas, entrar em contato com o Setor de Informação Pública e Serviços Web da CEPAL, através do e-mail: prensa@cepal.org ou do telefone (56 2) 2210 2040.

No Brasil, entrar em contato com: Pulcheria Graziani – E-mail: pulcheria.graziani@cepal.org – telefones: (61) 3321-7540 ou (61) 9976-8030