Começa nesta segunda-feira (13), em Nova York, a Terceira Conferência Internacional para o Financiamento do Desenvolvimento

A Terceira Conferência Internacional para o Financiamento do Desenvolvimento acontecerá entre os dias 13 e 16 de julho, na cidade de Adis Abeba, capital da Etiópia.

A reunião pretende garantir os recursos para financiar os 17 novos objetivos propostos para serem alcançados até 2030. Foto: OIT/Ferry Latief

A reunião pretende garantir os recursos para financiar os 17 novos objetivos propostos para serem alcançados até 2030. Foto: OIT/Ferry Latief

A Terceira Conferência Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento começará na próxima segunda-feira (13) na capital da Etiópia, Adis Abeba. “A Terceira Conferência Internacional para o Financiamento do Desenvolvimento é o primeiro de três grandes eventos globais que acontecerão neste ano”, disse o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo.

A conferência ocorrerá de 13 a 16 de julho e vai definir um quadro para o financiamento do desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.

Enquanto os Estados-membros das Nações Unidas ainda estão concluindo as negociações sobre o documento final, que irá abordar todas as três dimensões do desenvolvimento sustentável, o encontro na Etiópia cobrirá todas as fontes de financiamento do desenvolvimento – públicas, privadas, nacionais, internacionais, disse Wu.

“Em termos de resultados concretos”, disse ele, o rascunho do programa de ação clama por um novo pacto social entre governos e seus povos para obter proteção social e os serviços públicos essenciais para todos, incluindo saúde, educação, energia, água e saneamento. “Ele também inclui um pacote de propostas para os países menos desenvolvidos, incluindo aumentar a ajuda, passos para ampliar os investimentos diretos estrangeiros e um compromisso de estabelecer um novo banco de tecnologia para os países menos desenvolvidos até 2017.”