Começa o III Encontro Internacional de Agroecologia

Começa nesta quarta-feira (31) o III Encontro Internacional de Agroecologia, evento que discute as diversas possibilidades e desafios na área de sistemas rurais sustentáveis. Organizado pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), em parceria com a UFSCAR, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o Instituto Giramundo Mutuando, além de diversas organizações que promovem a agricultura agroecológica.

O encontro reunirá alguns dos maiores especialistas na área, como o Professor Miguel Altieri da Universidade de Berkeley e a ativista e pesquisadora Vandana Shiva, conhecida por sua luta por sistemas sustentáveis de produção e pela soberania alimentar. Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 2000 pessoas no evento, entre ativistas, pesquisadores e agricultores.

O PAA África apresentará seus resultados em estande montado para o evento, para promover o debate sobre mercados institucionais e compras locais no âmbito da cooperação internacional. Segundo o Coordenador do Projeto pela FAO, Israel Klug, “é bastante importante a participação do PAA África nesse evento para apresentar o que tem sido realizado e para abrir as possibilidades de parcerias e de diálogo dentro desse contexto acadêmico e de produção que na verdade lida com o que está fronteira do conhecimento na agronomia, que é a produção sustentável com baixo uso de insumos externos”.

O projeto promoverá, no dia 01/08, às 12h, uma mesa de debate com o Coordenador-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome, Milton Rondó Filho e a Dra. Vandana Shiva sobre a temática dos circuitos locais para uma alimentação adequada e sustentável (em inglês). O debate será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do PAA África (www.youtube.com/user/paaAfrica), e os internautas podem participar enviando perguntas e comentários pelo YouTube, pelo Facebook, e no email info@paa-africa.org. Os internautas também poderão acompanhar um vídeo diário do evento pelas mídias sociais do projeto, com as principais atualizações do Encontro.

O PAA África é uma iniciativa conjunta do governo brasileiro com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a cooperação britânica para promover segurança alimentar e nutricional e geração de renda para agricultores e comunidades vulneráveis em países africanos. Inspirado pela experiência brasileira bem-sucedida do “Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, o programa compreende cinco projetos pilotos de pequena escala, que visam comunidades vulneráveis enfrentando insegurança alimentar e nutricional em países da África Subsariana – Etiópia, Malaui, Moçambique, Níger e Senegal. Para saber mais, acesse o site do projeto (www.paa-africa.org). Para mais informaçõessobre o III EIA, acesse www.eia2013.org.

Mais informações: Rosana Miranda
Communications Assistant – PAA Africa/Assistente de Comunicação – PAA África
Tel: (+55 61) 2030-6349
info@paa-africa.org
rosana.miranda@wfp.org
www.paa-africa.org