Com apoio do UNICEF, rede de adolescentes vivendo com HIV/aids realiza encontro amazônico

O II Encontro Amazônico da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids está sendo realizado em Manaus, com apoio do Fundo da Nações Unidas para Infância (UNICEF). Mais de 60 adolescentes e jovens dos Estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso participam do evento, que ocorre desde terça-feira (30) até esta sexta-feira (2).

O encontro visa possibilitar a participação de novos meninos e meninas, bem como ampliar e fortalecer a presença da Rede na região, em especial nos lugares onde ela ainda não existe, como no Tocantins. Experiências e propostas trazidas de outros países também serão apresentadas por jovens que participaram da última reunião de cooperação sul-sul de jovens vivendo com HIV/aids, que ocorreu na Nicarágua.

Hoje há uma expressiva preocupação por parte dos governos federal e estaduais em relação ao controle da epidemia na região. “Temos três prioridades no enfrentamento da epidemia de HIV/aids, que são o combate à transmissão vertical, o programa Saúde e Prevenção nas Escolas e o apoio à Rede de Jovens nessas agendas”, disse Antônio Carlos Borba Cabral, do escritório do UNICEF em Belém.