Com apoio do PNUD, especialização em gestão pública local recebe inscrições até 6 de fevereiro

Funcionários públicos municipais terão a oportunidade de se especializar para melhorar a gestão local e ampliar as ações de desenvolvimento sustentável em seus locais de atuação. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) promove, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um curso lato sensu, com bolsa e alojamento financiados. As inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro.

Especialização lato sensu da ENAP aborda desafios da gestão pública local e trabalha implementação municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Na imagem, a Asa Sul de Brasília. Foto: Flickr (CC)/Ronaldo Lima Jr.

Especialização lato sensu da ENAP aborda desafios da gestão pública local e trabalha implementação municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Na imagem, a Asa Sul de Brasília. Foto: Flickr (CC)/Ronaldo Lima Jr.

Funcionários públicos municipais terão a oportunidade de se especializar para ampliar as ações de desenvolvimento sustentável em seus locais de atuação. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) promove, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um curso de especialização lato sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local. As inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro.

Outro objetivo da formação é garantir a eficiência na promoção dos direitos da população. A capacitação é voltada para servidores envolvidos em processos de tomada de decisão.

O curso busca aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, tendo em vista a aplicação de conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, gestão metropolitana, gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial.

A oficial de programa para Paz e Governança do PNUD no Brasil, Moema Freire, explica que “este é o primeiro curso de especialização em Gestão Pública da ENAP voltado exclusivamente às necessidades e ao fortalecimento das capacidades de servidores públicos municipais para planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas”. A iniciativa contempla ainda formações para a implementação, no âmbito local, da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Serão oferecidas 120 vagas, distribuídas em quatro áreas: Gestão Pública Local, Gestão Metropolitana, Planejamento Territorial e Infraestrutura Local. Os candidatos deverão ter diploma de graduação em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e três anos completos de experiência na Administração Pública, no emprego público municipal, distrital ou no consórcio.

A especialização é direcionada a servidores, efetivos ou comissionados; empregados públicos municipais e distritais; e servidores e empregados de consórcios municipais. Participantes devem ser ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão e estar em exercício das funções na administração direta ou indireta municipal ou distrital em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano.

As datas previstas para o início das aulas são: 5 de março de 2018 (cursos à distância) e 19 de março de 2018 (aulas presenciais). Haverá bolsa de ajuda de custo e fornecimento de alojamento.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Mais informações em http://www.enap.gov.br/web/pt-br/especializacao-em-gestao-publica-com-enfase-em-governo-local. O PNUD é parceiro na implementação do curso.