Com apoio da UNESCO, São Paulo seleciona equipe para desenvolvimento de aplicativo sobre cardápio escolar

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Até 21 de maio, profissionais que queiram melhorar a educação pública por meio da tecnologia podem se inscrever na 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital. O desafio proposto pelo concurso é o desenvolvimento de um aplicativo para tornar a informação sobre o cardápio escolar mais acessível. A competição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e conta com o apoio da UNESCO.

Aplicativo ajudará pais e mães a acompanharem alimentação dos filhos na escola. Foto: PEXELS

Aplicativo ajudará pais e mães a acompanharem alimentação dos filhos na escola. Foto: PEXELS

Até 21 de maio, profissionais que queiram melhorar a educação pública por meio da tecnologia podem se inscrever na 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital. O desafio proposto pelo concurso é o desenvolvimento de um aplicativo para tornar a informação sobre o cardápio escolar mais acessível. Software ganhador será implementado na rede municipal de ensino em São Paulo.

Podem concorrer equipes de duas até cinco pessoas de qualquer lugar do Brasil. O líder da equipe vencedora firmará um contrato de 90 dias com a UNESCO no Brasil para implementar a solução tecnológica na escolas públicas municipais da capital paulista.

Todos os dias, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece mais de 2 milhões de refeições aos alunos dos colégios geridos pela pasta. A informação sobre quais refeições são previstas semanalmente é de fundamental importância para o acompanhamento nutricional por parte de pais, mães e responsáveis, além de ser imprescindível para o controle da prestação desse serviço por parte da sociedade. Publicado em Diário Oficial, hoje o cardápio escolar está em formato pouco acessível aos cidadãos.

A primeira etapa da seleção é a análise de um pré-projeto, que deverá ser enviado juntamente com o formulário de inscrição e de autorização para a utilização das ideias e dos produtos. Dez equipes serão convidadas a participar de uma Mini-hackatona de imersão no tema, a ser realizada no dia 3 de junho, em São Paulo.

Após a hackatona, os dez times finalistas deverão desenvolver um protótipo do aplicativo e apresentá-lo no dia 23 de junho, quando técnicos da área e responsáveis pela política de alimentação escolar no município de São Paulo, bem como representantes da UNESCO no Brasil escolherão a equipe ganhadora.

Para acessar o edital, clique aqui.

Para realizar inscrições e acessar o regulamento da Seleção de Apps, clique aqui.

Oficina preparatória em 11 de maio

Na quinta-feira (11), às 19h, será realizada uma oficina preparatória na Casa do Pátio Digital (R. Buri, 35, Pacaembu, São Paulo, SP) com o objetivo de tirar dúvidas sobre a Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital. O encontro também será uma oportunidade de compartilhar de ideias e conhecer outros interessados em formar equipes para a competição. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas clicando aqui.

Pátio Digital

A Seleção de Apps faz parte do Pátio Digital, uma política de governo aberto da SME, lançada em abril deste ano. Por meio da colaboração entre o Estado e a sociedade, da inovação tecnológica e da transparência, a pasta vai realizar uma série de ações para melhorar a educação pública municipal. O projeto prevê a divulgação de dados públicos, a realização de encontros abertos a quaisquer interessados, o desenvolvimento de aplicativos e o lançamento de editais para a cooperação técnica em pesquisa.


Mais notícias de:

Comente

comentários