Com apoio da OPAS, ‘Mais Médicos’ e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica se alinham

Os estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte fizeram parte desta primeira oficina.

Teve início no último dia 23 de abril, em Recife (PE), a primeira das cinco Oficinas Regionais do Mais Médicos/PROVAB. Os estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte fizeram parte desta primeira oficina.

O PROVAB – Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – é um programa do Ministério de Saúde que pretende estimular a formação dos profissionais de saúde para dar um melhor enfoque às necessidades da população brasileira, sobretudo nas áreas de maior carência, no âmbito da atenção básica e na saúde da família. Ao mesmo tempo ele avalia o desempenho dos profissionais de saúde.

As Oficinas Regionais visam a fortalecer o Projeto Mais Médicos, por meio de um maior alinhamento do trabalho e articulação dos atores envolvidos no processo, atingindo os objetivos de fortalecer as coordenações estaduais, obter melhorias nos processos de gestão do programa, aprofundar as discussões sobre as estratégias de qualificação permanente dos participantes dos programas, realizar articulação entre as ofertas educacionais e reconhecer a dedicação e investimentos dos atores e parceiros nos programas.

Os participantes destas oficinas são os técnicos do Ministério da Saúde, do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMES), pesquisadores de Universidades, assessores e tutores dos médicos do Programa e a equipe técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) do Projeto Mais Médicos.

As próximas oficinas já estão com datas agendadas:

• 28/04/2014 a 30/04/2014 em São Paulo/SP envolvendo RS, SC, PR, SP, MG, RJ e ES;
• 07/05/2014 a 09/05/2014 em Belém/PA, envolvendo AC, RR, RO, AM, AP, TO e PA;
• 21/05/2014 a 23/05/2014 em Campo Grande/MS envolvendo DF, MS, MT e GO;
• 28/05/2014 a 30/05/2014 em João Pessoa/PB, envolvendo PB, BA, MA, PI e CE.