Com apoio da ONU, delegação do Haiti realiza visita de estudo ao Brasil

Missão, que tem apoio do Banco Mundial e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), está conhecendo os programas agrícolas e de combate à fome do país.

Haitianos conhecem práticas agrícolas brasileiras. Foto: WFP/Carolina Montenegro

Haitianos conhecem práticas agrícolas brasileiras. Foto: WFP/Carolina Montenegro

Uma delegação do governo do Haiti visita esta semana o Brasil para conhecer mais sobre os programas agrícolas e de combate à fome do país. A missão é organizada pelo Banco Mundial com apoio do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA). Esta é a primeira iniciativa de cooperação sul-sul realizada em parceria pelas duas instituições.

Em Brasília entre os dias 9 a 13 de fevereiro, eles participam de uma série de palestras, seminários e visitas de campo. Estão ocorrendo reuniões com representantes do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), Emater, Embrapa e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A delegação haitiana é composta por sete especialistas do Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural. O Haiti quer estudar o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para usá-los como inspiração para a criação de um novo programa nacional para fortalecimento dos serviços de agricultura (RESEPAG), que atualmente está sendo implementado no Haiti com apoio financeiro do Banco Mundial.

Esta será a terceira visita de estudos de uma delegação governamental do Haiti ao Brasil no contexto de cooperação técnica em combate à fome. Os outros intercâmbios também aconteceram com apoio do Centro de Excelência, em 2011 e 2012.

Acompanhe em www.facebook.com/WFPCEAHBrazil